Corinthians hoje: Timão foi o último campeão sul-americano do Mundial de Clubes; relembre a conquista
O Corinthians venceu o Chelsea na final do torneio Mundial e se consagrou bicampeão do mundo em 2012, no Japão
Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians
Ano de glória e de alívio, 2012 será para sempre uma das temporadas mais lembradas pelos torcedores corintianos. O time comandado por Tite entrou em 2012 como atual campeão brasileiro e retornaria para a Libertadores da América, após um ano da eliminação histórica para o Tolima.
Em um grupo formado por Cruz Azul, Nacional e Deportivo Táchira, o Timão avançou em primeiro no grupo com quatro vitórias e outros dois empates. O momento mais marcante da Libertadores, e talvez da história do clube, Tite iniciou com o goleiro recém-chegado Cássio para a primeira partida das oitavas de final. O treinador resolveu escalar o goleiro, após Júlio César apresentar um desempenho irregular. Cássio, entrou e deu a segurança necessária para o Timão levar o empate para São Paulo e lá sair vitorioso por 3 a 0 e avançar para as quartas.
Nas quartas e semifinais, o Corinthians teve confronto contra brasileiros. Primeiro, enfrentou o Vasco e até pelos jogadores foi considerado uma das duas partidas mais difíceis do torneio. Cássio e Paulinho foram fundamentais. Na fase seguinte o Timão bateu o atual campeão, o Santos de Neymar e Ganso.
Na final, o Boca Juniors foi o adversário e o Corinthians trouxe um empate dá A Bombonera e no Pacaembu, Emerson Sheik deixou dois gols e aliviou o coração alvinegro e carimbou a passagem para o Mundial de Clube do Japão
Corinthians e a Fiel rumo a Tóquio
Aeroporto lotado, milhares de torcedores indo para o Japão e a cidade asiáticas se tornava cada vez mais corintiana. O Timão teve seis meses para se preparar para o Mundial de Clubes. Durante esse período, o Corinthians fez uma das contratações, que tempos depois, seria decisiva no Japão. Paolo Guerrero chegou ao clube após deixar o Hamburgo, da Alemanha. O camisa 9 demorou para engrenar, mas no final do Brasileirão marcou gols importantes.
Dia 12 de dezembro, o Corinthians estreou contra o Al Ahly, e em jogo pegado, Douglas colocou a bola na cabeça de Guerrero e o Timão venceu por 1 a 0.
Avançando para a final, o Corinthians enfrentou o Chelsea. O time europeu bateu times badalados na época, como Barcelona e Bayern de Munique. A partida foi considerada uma das maiores atuações individuais de um jogador. Cássio fez defesas “gigantes” e ao final do torneio foi eleito o melhor jogador do campeonato.
Na segunda etapa da final, Chicão lançou Paulinho, que deixou para Danilo, que com calma tirou Petr Cech da jogada e chutou. Porém,a bola desviou e subiu. A cena que passou em câmera lenta para os torcedores do Timão, acabou com a explosão do Japão e de São Paulo, com o toque de cabeça de Guerrero para o fundo da rede.
O gol do peruano decretou o bicampeonato do Timão e o último título de um sul-americano na história do Mundial de Clubes.

