Antes de mais nada, o meio-campo Giovanni Piccolomo não seguira no Cruzeiro em 2023. A diretoria celeste. O jogador, que defendeu o Sport Recife na última Série B do Campeonato Brasileiro, deixou a Raposa e busca um novo clube para 2023.
O Torcedores.com apurou que o Cruzeiro tentou um acordo pela redução do salário de Giovanni Piccolomo, mas não conseguiu chegar a um acordo e deixará o jogador sair de graça no fim da temporada, quando seu contrato expira.
A princípio, o Cruzeiro desejava estender o vínculo do jogador até dezembro de 2023. No entanto, Giovanni Piccolomo condicionou a sua permanência a uma sequência maior de jogos na próxima temporada.
Números de Giovanni Piccolomo pelo Sport Recife (Fonte: oGol)
Jogos: 28
Titular: 18
Reserva utilizado: 10
Gols marcados: 1
Assistências: 3
Minutos em campo: 1358
Com não conseguiu garantias de que seria mais bem utilizado pelo técnico Paulo Pezzonalo, as partes decidiram encerrar as negociações. Dessa forma, o jogador foi comunicado pela diretoria celeste de que não ficará no clube.
Desde que foi contratado pelo Cruzeiro em maio de 2020, Giovanni Piccolomo nunca conseguiu se firmar como titular. De lá para cá, ele foi emprestado em sequência ao Avaí e Sport Recife em 2021 e 2022, respectivamente.
Nesse ínterim, Giovanni Piccolomo disputou 48 partidas pelo Cruzeiro. Além disso, ele balançou as redes inimigas sete vezes e fez três assistências. Nesse ínterim, saiu por empréstimo duas vezes da Toca da Roposa II.
Ainda segundo apurou a reportagem, Giovanni Piccolomo foi procurado por três clubes que irão disputar a Série B do Campeonato Brasileiro. Ele está avaliando todos os cenários, juntamente com sua família, antes de fechar com o novo clube.
Títulos na carreira
Mundial de Clubes da Fifa: 2012
Copa Libertadores da América: 2012
Campeonato Paulista: 2013
Campeonato Goiano: 2018
Campeonato Catarinense: 2021
Torneio de Toulon: 2013
Nos últimos dias, o meio-campista recebeu propostas do Atlético Goianiense, Ceará e Chapecoense. Além disso, ele tem sondagens para atuar no exterior na próxima temporada. Ele foi contatado por equipes da Coréia do Sul, China e Japão.
Giovanni Piccolomo foi formado nas divisões de base do Corinthians em 2011. Ele é integrante da geração que revelou o zagueiro Marquinhos, do Paris Saint-Germain, que defendeu a Seleção Brasileira na Copa do Mundo do Catar.
Posteriormente, o jogador passou por Ponte Preta, Portuguesa de Desportos, São Bento, Athletico Paranaense, Tigres do Brasil, Náutico, Goiás, Coritiba, Cruzeiro, Avaí e Sport Recife. Além disso, soma convocações para as seleções de base do Brasil.

