Palmeiras e Real Madrid anunciaram nesta quinta-feira (15) a venda do atacante Endrick, de 16 anos. A transferência milionária colocou o jovem na lista das maiores vendas da história do futebol brasileiro. O jovem atacante terá vínculo com o clube espanhol até 2027, no entanto só poderá ser efetivamente transferido em 2024, quando completará 18 anos.
O valor aproximado do acordo é de 70 milhões de euros (cerca de 400 milhões de reais na cotação atual), segundo informações do “ge”. É a , mas não ultrapassou o valor da venda de Neymar, do Santos ao Barcelona em 2013, que continua sendo a maior da história.
Confira a lista das 10 maiores vendas do futebol brasileiro:
- 1 – Neymar (Santos para o Barcelona em 2013) – 88 milhões
A negociação feita entre Santos e Barcelona em 2013 pelo atacante Neymar ainda é a maior registrada no futebol Brasileiro. A transferência cercada de polêmicas envolvendo a quantia exata ainda é a mais cara, segundo dados do Transfermarkt foi no total de 88 milhões de euros.
- 2 – Endrick (Palmeiras para o Real Madrid) – 72 milhões
Em segundo lugar está a venda do jovem atacante do Palmeiras ao Real Madrid. O jogador de 16 anos tinha assinado seu primeiro contrato profissional com o time paulista no meio do ano. Os valores da negociação com o clube europeu giram em torno de 70 milhões de euros. Endrick também se tornou o jogador brasileiro mais caro da história do clube merengue.
- 3 – Rodrygo (Santos para o Real Madrid) – 45 milhões
O Real Madrid desembolsou uma quantia de 45 milhões de euros por Rodrygo em 2018. O atacante do Santos era sondado pelo Barcelona, mas por outro lado acabou fechando um contrato inicial com o Real Madrid até 2025. Atualmente ele é um dos principais jogadores do clube espanhol.
- 4 – Vinícius Jr. (Flamengo para o Real Madrid) – 45 milhões
O ex-atacante do Flamengo foi vendido ao futebol europeu também por 45 milhões de euros, em 2017. A negociação até hoje é a mais cara do clube carioca. Assim como Endrick, Vini só se apresentou ao Real Madrid quando completou 18 anos, hoje em dia o jogador é peça importante e decisiva no clube merengue.
- 5 – Lucas Moura (São Paulo para o PSG) – 40 milhões
Na quinta colocação fica a transferência de Lucas Moura para o Paris Saint-Germain. Em 2012, o clube francês pagou cerca de 40 milhões de euros ao São Paulo pela compra da joia das categorias de base do tricolor.
- 6 – Lucas Paquetá (Flamengo para o Milan) – 38 milhões
Em 2018, o Milan atravessou as conversas entre Flamengo e PSG, desembolsou cerca de 38 milhões de euros e garantiu a compra do jovem Lucas Paquetá, na época com 21 anos.
- 7 – Gabriel Jesus (Palmeiras para o Manchester City) – 32 milhões
A venda de Gabriel Jesus era até então a mais cara feita pelo Palmeiras. Em 2016, o clube paulista negociou a venda do jovem atacante ao Manchester City. O clube inglês pagou 32 milhões de euros pelo jogador revelado pelo alviverde.
- 8 – Oscar (Internacional para o Chelsea) – 32 milhões
Após brilhar e conquistar dois títulos estaduais e uma Recopa Sul-Americana pelo Internacional, o meia Oscar despertou o interesse do Chelsea. Os Blues pagaram cerca de 32 milhões de euros (25 milhões de libras) ao clube gaúcho em 2012.
- 9 – Denílson (São Paulo para o Betis) – 31,5 milhões
Lá em 1998, o Betis desembolsou um valor astronômico para a época pela compra de Denilson. O meia-atacante que disputava a Copa do Mundo pelo Brasil chamou a atenção do clube espanhol que pagou 31,5 milhões de euros ao São Paulo.
- 10 – Arthur (Grêmio para o Barcelona) – 31 milhões
Quem encerra a lista é o volante Arthur. Revelado pelo Grêmio, o jogador foi destaque na conquista da Copa do Brasil 2016 e da Libertadores 2017 pelo tricolor gaúcho e despertou o interesse do Barcelona, que pagou cerca de 31 milhões de euros ao Grêmio pelo meia.

