F1: na justiça, Williams vence processo contra ex-patrocinador
Time britânico venceu processo judicial contra Rokit, confira detalhes
Foto: Bryn Lennon/Getty Images
A equipe Williams da Fórmula 1 venceu um litígio importante no Tribunal da Califórnia. Após uma possível quebra de contrato com o seu antigo patrocinador Rokit, a decisão judicial foi favorável, e a empresa terá que remunerar os britânicos pelos valores gastos durante o processo.
Entenda mais sobre o processo da Williams
Em 2019, Williams assinou um contrato de patrocínio com a empresa Rokit durante uma crise financeira do time britânico. A companhia de telecomunicações começou a patrocinar a equipe. Em maio de 2020, a parceria seria encerrada devido a resultados que não agradaram à companhia durante o primeiro ano de contrato. Além disso, Rokit não quis pagar o restante do dinheiro de patrocínio, fazendo com que o caso fosse para tribunal em 2021.
Williams recebeu um parecer favorável no litígio, e a empresa terá que pagar todo o montante restante no patrocínio. Portanto, a equipe britânica deverá receber um valor aproximado de US$32 milhões. Além desse montante, Rokit terá que indenizar em uma multa de um milhão de dólares e honorários advocatícios do processo.
Situação atual
A equipe inglesa, embora esteja longe de alcançar os melhores resultados no grid, por enquanto conta com estabilidade financeira. Já que, em 2020, foi vendida para Dorilton Capital e recebeu também dinheiro de patrocínio do piloto Nicholas Latifi, permitindo um fluxo de caixa favorável.
Para 2023, terá nas pistas Alexander Albon e Lucas Sargeant, o piloto inglês conseguiu resultados favoráveis durante a temporada de 2022. Porém, ainda há muito para melhorar, pois encerraram os percursos na 10ª colocação do Campeonato de Construtores. Já o americano, entra no grid voltando à bandeira dos Estados Unidos dentro da Fórmula 1 e trazendo bastante expectativa para melhorar em 2023.

