Home Extra Flamengo luta para evitar vexame histórico no Campeonato Carioca

Flamengo luta para evitar vexame histórico no Campeonato Carioca

Time pode ser eliminado neste sábado e ter que disputar chave contra o rebaixamento no Estadual

Luiz Gustavo Moreira
No jornalismo desde 2011, já foi setorista do Botafogo e do Fluminense pelo Lance! e depois trabalhou em assessorias de imprensa. Respira esporte desde a infância e acompanha todo tipo de competição, principalmente se for de futebol, basquete ou futebol americano.
Flamengo luta para evitar vexame histórico no Campeonato Carioca

Filipe Luís no Flamengo. Foto: Thiago Ribeiro/AGIF/Alamy

O Flamengo entra em campo neste sábado pressionado para evitar um cenário inédito em sua trajetória: a disputa do quadrangular do rebaixamento no Campeonato Carioca. Mesmo em suas fases mais difíceis, o clube nunca precisou lutar contra a queda no Estadual, o que torna o momento ainda mais delicado para a torcida rubro-negra.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Embora estivesse ameaçado de eliminação antecipada, o Flamengo contou com resultados favoráveis na rodada passada e segue vivo. Agora, o time precisa vencer o Sampaio Corrêa e ainda torcer por pelo menos um tropeço dos concorrentes diretos para avançar à próxima fase.

LEIA MAIS: Agente André Cury vence ações milionárias contra o Corinthians

Combinações que garantem o Flamengo na próxima fase

Para escapar do risco no Flamengo no Campeonato Carioca, o Rubro-Negro precisa somar três pontos e acompanhar os seguintes cenários:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • O Madureira precisa perder para o Volta Redonda no Raulino de Oliveira, enquanto o Flamengo terá que tirar três gols no saldo;
  • O Boavista precisa ser derrotado pelo Bangu em Moça Bonita, com o Rubro-Negro revertendo dois gols de saldo;
  • O Nova Iguaçu não pode vencer a Portuguesa no Luso-Brasileiro — empate ou derrota já ajudam o Flamengo.

Dessa forma, uma combinação simples pode manter o clube longe do quadrangular da degola.

Flamengo pode se classificar mesmo empatando?

Embora seja uma hipótese remota, o Flamengo ainda tem chance com um empate. Para isso, o Nova Iguaçu teria que sofrer uma goleada de pelo menos cinco gols, sem marcar nenhum. Atualmente, o Nova Iguaçu tem saldo zero, enquanto o Flamengo aparece com saldo negativo de quatro.

Os critérios de desempate do torneio priorizam número de vitórias, saldo de gols, gols marcados, disciplina (cartões) e, por fim, sorteio.

PUBLICIDADE

Histórico mostra como a situação é incomum

Maior campeão do Estado, com 39 títulos, o Flamengo disputa o Carioca desde 1912. Sua pior campanha aconteceu em 1933, quando terminou na última colocação, mas ainda não existia rebaixamento. Em anos como 1921, 1923 e 1929, campanhas ruins também não resultaram em queda.

PUBLICIDADE

Já em 2006, o clube voltou a viver um momento delicado, terminando em 11º lugar, mas ainda assim escapou da degola com folga sobre a Portuguesa.

Por isso, o duelo deste sábado se tornou decisivo. O Rubro-Negro tenta preservar sua tradição e evitar um dos capítulos mais constrangedores de sua história.

Better Collective