Home Futebol Flamengo hoje: de Paulo Sousa a Dorival Júnior, veja como foi 2022 para o Rubro-Negro

Flamengo hoje: de Paulo Sousa a Dorival Júnior, veja como foi 2022 para o Rubro-Negro

Rubro-Negro viveu altos e baixos no ano e repetiu um enredo que vem sendo recorrente: levantar taças

Por Erick Montezano em 26/12/2022 13:24 - Atualizado há 3 anos

A temporada de 2022 do futebol brasileiro se encerrou no dia 13 de novembro. Neste ano, o saldo foi muito positivo para o Flamengo, que conquistou os títulos da Copa do Brasil e Libertadores da América.

Ao final desta temporada, os jogadores passaram a curtir as suas merecidas férias, após um ano com um calendário bem apertado e muitos jogos.

Nesta segunda-feira, dia 26, parte do elenco do Fla retornou aos treinamentos já visando os torneios da temporada de 2023.

No primeiro trimestre do ano que vem, o Time da Gávea jogará a Supercopa do Brasil, Recopa Sul-Americana e Mundial de Clubes.

No entanto, enquanto o time se prepara para 2023, vale lembrar a trajetória do Fla em 2022, que foi um ano de altos e baixos mas coroado com conquistas.

Desde a frustração com o vice-campeonato carioca, derrotado pelo Fluminense na final, passando pelo desempenho ruim da equipe com Paulo Sousa no Brasileirão Série A, até o renascimento do Flamengo vencedor e encantador de Dorival Júnior, o Torcedores relembra a temporada do Rubro-Negro.

Confira a trajetória do Flamengo em 2022

Logo em Janeiro, após o vice-campeonato da Libertadores de 2021 com Renato Gaúcho, o Flamengo trocou de treinador e apostou no português Paulo Sousa, que na época era treinador da seleção da Polônia.

No Carioca, o Mengo usou vários atletas da base enquanto o time principal treinava e segui pré-temporada sob o comando do treinador lusitano.

Em fevereiro, o Rubro-Negro teve o seu primeiro clássico disputado com a equipe titular e foi derrotado pelo rival Fluminense, pelo placar de 1 a 0.

Neste período, o Flamengo anunciou a contratação do zagueiro Fabrício Bruno, que fez uma grande temporada pelo time carioca.

Ainda no segundo mês do ano, o Fla disputou a final da Supercopa do Brasil com o Atlético-MG. Após empate por 2 a 2 no tempo normal, a decisão foi para os pênaltis. Nas cobranças, vitórias do Galo por 10 a 9.

Já em março, o clube carioca anunciou as chegadas do zagueiro Pablo e do lateral-esquerdo Ayrton Lucas, ambos vindo do futebol russo.

Em abril, após derrota no primeiro jogo da final do Cariocão por 2 a 0, o Rubro-Negro empatou o segundo jogo por 1 a 1 e ficou com mais um vice-campeonato.

Na Libertadores, o Flamengo de Paulo Sousa teve um bom início. No entanto, no Brasileirão Série A, o treinador não conseguia repetir as boas atuações da competição continental e passou a ficar pressionado no cargo.

No meio disso tudo, o Flamengo foi ao mercado de transferências e contratou o goleiro Santos, ídolo da torcida do Athletico.

A demissão de Paulo Sousa e o “inferno” no Maracanã

Em junho, Paulo Sousa foi demitido do Flamengo com uma campanha de 19 vitórias, sete empates e seis derrotas em 32 jogos.

O clube carioca rápido no mercado e trouxe Dorival Júnior para assumir o cargo de treinador da equipe. Essa foi a terceira passagem dele pelo Rubro-Negro.

Após um início com resultados ruins no Brasileirão, o Time da Gávea teve confrontos importantes da Copa do Brasil diante do Atlético-MG.

No dia 22 de junho, o Flamengo perdeu para o Galo por 2 a 1, pela partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.

Logo após o jogo, uma fala de Gabigol mudou o cenário externo do Flamengo, fazendo com que o clube carioca tivesse ainda mais o apoio de seu torcedor.

Ainda no Mineirão, o atacante afirmou que, no jogo de volta, no Maracanã, os “jogadores do Atlético veriam o que é um inferno” no Maracanã, na partida de volta.

Já em Julho, antes do segundo jogo contra o Galo, o Flamengo decidiu a sua classificação para as quartas de final da Libertadores.

Após vencer o Tolima por 1 a 0, na Colômbia, o time de Dorival Júnior aplicou uma goleada de 7 a 1 no Maracanã. Assim, vaga carimbada para a próxima fase.

Em um Maracanã lotado, o Fla derrotou o Atlético-MG por 2 a 0 e conseguiu classificação para a próxima fase da Copa do Brasil.

Com as classificações nos torneios eliminatórios, o Flamengo foi ganhando força e cresceu também no Brasileirão, mesmo utilizando jogadores reservas.

Novas contratações e a glória eterna

Na janela de transferências do meio do ano, o Flamengo foi ousado no mercado e contratou grandes reforços. Dois foram chilenos: os volantes Vidal e Pulgar. Além disso, o uruguaio Varela, lateral-direito que estava no futebol russo, também foi contratado.

Everton Cebolinha também chegou ao Fla. Ele assinou contrato até o fim de 2026. A compra foi no valor de R$ 73 milhões, podendo chegar a R$ 86 milhões com metas estabelecidas.

Em agosto, o Flamengo foi se dividindo entre a Libertadores e a Copa do Brasil e foi conseguindo avançar. O clube carioca estava nas quartas de final da Libertadores, da Copa do Brasil e estava cada vez melhor posicionado no Brasileirão.

Em setembro, o Rubro-Negro eliminou os adversários que restavam nas semifinais das duas competições de mata mata e carimbou o seu lugar nas finais.

Em outubro, veio a consagração. Primeiro na Copa do Brasil, após dois empates, na ida e na volta, o Mengo venceu o Corinthians nos pênaltis e foi campeão do torneio.

No fim do mesmo mês, veio o tricampeonato da Copa Libertadores da América, diante do Athletico, com tento marcado por Gabigol.

Logo após o fim da temporada, em dezembro, o Flamengo anunciou que não renovaria o contrato com o técnico Dorival Júnior. A decisão pegou os torcedores de surpresa. Desta forma, o clube carioca chegou a um acordo com o técnico português Vítor Pereira, ex-Corinthians.

Exit mobile version