Flamengo hoje: novo técnico, veja os pontos positivos e negativos de Vítor Pereira no Corinthians
Rubro-Negro voltará a ser comandado por um técnico português em 2023
Rodrigo Coca/Agência Corinthians
O Flamengo anunciou ontem (13) a contratação do técnico português Vítor Pereira, que estava no Corinthians. Ele chega para substituir Dorival Júnior.
Vítor Pereira chegou ao Corinthians no início de 2022 e não fez um ano ruim. Levou o Timão até a final da Copa do Brasil, quartas de final da Libertadores e terminou em quarto lugar no Brasileirão.
Curioso que tanto na Libertadores, quanto na Copa do Brasil, Vítor Pereira acabou derrotado pelo Flamengo. Mas, na final da Copa do Brasil, por exemplo, o Timão jogou melhor, principalmente no segundo tempo do jogo da volta.
Mas, apesar de ser um treinador experiência, com passagens por clubes como Porto, Olympiacos e Fenerbahçe, VP nunca foi muito conhecido por aqui, até treinar o Alvinegro.
E sua passagem pelo clube paulista foi marcada por alguns ponto positivos e outros negativos. Entre os pontos negativos, podemos destacar quatro: cartões, oscilações, entrevistas e ineficiência ofensiva.
Pontos negativos de VP
Cartões:
Vítor Pereira demonstrou ter um temperamento nada amigável com a arbitragem. O treinador foi expulso três vezes em 2022, além de diversos amarelos, que deixaram ele suspenso em momentos importantes da temporada.
Entrevistas:
O jeito “sincerão” de Vítor Pereira nas entrevistas, criaram um desconforto com os torcedores e até com os jogadores. O treinador fazia críticas abertamente aos jogadores e ao clube. A declaração que mais irritou os torcedores foi quando ele disse que não tinha medo de ser demitido porque já tinha muito dinheiro na conta.
Outra vez que não pegou bem, foi quando ele disse que gostaria de treinar o Liverpool, mas nem sempre a gente está onde gostaria.
Oscilações:
O Corinthians de Vítor Pereira não conseguiu engrenar uma boa sequência de vitórias. No brasileirão, por exemplo, o Timão não conseguiu obter mais que três vitórias consecutivas.
Ineficiência ofensiva:
Um dos pontos fracos desse time do Corinthians era o ataque. O time fez apenas 44 gols no Brasileirão. Fez menos gols que o Red Bull Bragantino, por exemplo, que terminou em 14º lugar e o mesmo número de gols que o Santos, que ficou em 12º.
Dos dez primeiros do Brasileirão, o Corinthians só fez mais gols que o 10º, América-MG. O Flamengo, por exemplo, fez 16 gols a mais.
Pontos positivos
Já os pontos positivos, também podemos destacar quatro: copeiro, utilização da base, solidez defensiva e bom mandante.
Copeiro:
Os grandes resultados de Vítor Pereira foram nas Copas. O Corinthians voltou a disputar uma quartas de final de Libertadores depois de 10 anos. Além disso, chegou na final da Copa do Brasil, perdendo apenas nos pênaltis.
Utilização da base:
Vítor Pereira usou bastante os jogadores da base do Timão. Foi com ele que Léo Maná, Robert Renan, Guilherme Biro, Giovane e Wesley estrearam no profissional.
Solidez defensiva:
Se o ataque tinha deficiências, a defesa foi quem garantiu os bons resultados. Com uma defesa forte, o time de Vítor Pereira sofreu uma média de 0,89 gols por jogo. No brasileirão, foi a terceira melhor defesa.
Bom mandante:
No Brasileirão, o Timão perdeu apenas duas partidas como mandante. Certamente esse desempenho foi fundamental para terminar no G4.

