O Flamengo terminou a temporada de 2022 da melhor maneira possível, com os títulos da Copa do Brasil e da Libertadores da América.
E, para chegar até essas duas conquistas, a diretoria do Rubro-Negro não fez apostas apenas em uma espinha dorsal vitoriosa, mas contratou quase um time inteiro ao longo de 2022.
Foram nove reforços que contemplaram todas as posições possíveis e quase R$ 150 milhões (R$ 146,3 milhões) investidos de acordo com os números divulgados pelo próprio clube carioca em seu site oficial.
Santos, Varela, Fabrício Bruno, Pablo, Ayrton Lucas, Pulgar, Vidal, Marinho e Everton Cebolinha chegaram ao clube carioca em 2022.
O Planejamento do Flamengo para 2023
Se 2022 foi de investimento pesado, o que virá para a próxima temporada? O vice-presidente de futebol do Time da Gávea, Marcos Braz, responde essa pergunta.
Em entrevista concedida ao Globo Esporte, o dirigente do Fla deu alguns detalhes dos planos do Rubro-Negro para o ano que vem:
“O Flamengo nesses últimos quatro anos teve resultado esportivo bem acima da média. Até da média histórica do Flamengo. Ganhamos duas Libertadores em três finais. A gente continua trabalhando, se estruturando, vendendo jogador para pagar as contas. Diferentemente do que as pessoas falam, o Flamengo ainda precisa vender jogador para que o encontro de contas no final do ano seja satisfatório. A gente cumpre os orçamentos. É com esse equilíbrio que a gente vai sempre buscando manter o nível altíssimo na área esportiva e cumprindo os seus deveres na área financeira.”
E completou, dizendo:
“A gente renovou já com David Luiz, Léo Pereira, com Filipe Luís. Alguns jogadores a gente entendia que acabou o ciclo. A gente está no mercado, tentando fazer outras contratações.”

