O final da temporada vitoriosa do Flamengo, em novembro, foi coroada com um feito importante para o clube nos seus canais de comunicação na internet. Depois de se tornar campeão da Copa do Brasil e da Libertadores, a reta final do Brasileirão e a festa das taças, no Rio de Janeiro, renderam ao Rubro-Negro números importantes no Instagram.
Foi na plataforma de vídeos curtos e imagens que o time carioca protagonizou o quarto melhor desempenho de uma agremiação do futebol em todo o planeta. A marca alcançada pelo gigante carioca foi tamanha que se mostrou suficiente até mesmo para superar os dados de engajamento do PSG, das estrelas Neymar, Messi e Mbappé.
Segundo o levantamento feito pelo site especializado Deportes&Finanzas, o Flamengo somou 82,3 milhões interações no seu perfil, com 16 milhões de seguidores. À frente dele, apenas o Manchester United (113 milhões de interações) e a dupla espanhola composta por Real Madrid (137 milhões) e Barcelona (145 milhões).
💥𝗧𝗵𝗲𝘀𝗲 𝗮𝗿𝗲 𝘁𝗵𝗲 𝗧𝗢𝗣 𝟱!💥
📲 Most popular football clubs in the world on #instagram during november of 2022!
Total interactions 💙💬
1.@FCBarcelona 145M
2.@realmadrid 137M
3.@ManUtd 113M
4.@Flamengo 82,3M
5.@PSG_inside 63,9M pic.twitter.com/Ws1XQlDdSQ
— Deportes&Finanzas® (@DeporFinanzas) December 12, 2022
Confira a lista:
1º Barcelona – 145 milhões
2º Real Madrid – 137 milhões
3º Manchester United – 113 milhões
4º Flamengo – 82,3 milhões
5º PSG – 63,9 milhões
Flamengo comemorou a marca
O Rubro-Negro comemorou o feito por meio dos seus canais de divulgação na internet com emojis de foguete, indicando o crescimento acelerado do clube no Instagram. Entretanto, os números da equipe em outubro, quando ganhou a Copa do Brasil e a Libertadores, foram superiores aos de novembro, atingindo os 144 milhões de interações.
No mês anterior para o passado, o Flamengo caiu duas posições no ranking da Deportes&Finanzas e ainda assim se manteve entre os cinco principais times nesta modalidade. Parte disso se explica pelos registros da festa do elenco nas ruas do Rio de Janeiro, no dia 13, e a reta final do Brasileirão Série A, finalizado com os cariocas na 5ª posição.

