Vice-campeão brasileiro, o Internacional está garantido na fase de grupos da Libertadores do próximo ano. Assim, o Colorado começará a disputar a principal competição continental da América do Sul, a partir de 5 de abril. Inclusive, o time gaúcho só conhecerá seus adversários em 22 de março, quando acontecerá o sorteio que definirá as chaves do torneio. Antes, a Conmebol confirmará nesta quarta (21), ao meio-dia (horário de Brasília), os confrontos das fases preliminares, em que Atlético-MG e Fortaleza participarão.
Assim, a entidade divulgou na semana passada o ranking dos clubes sul-americanos para 2023 em que o Inter aparece na 18ª colocação. Dessa forma, o Colorado foi designado ao pote 2 da Libertadores, junto com Corinthians e Fluminense, mais Libertad, Atlético Nacional de Medellín, Barcelona de Guayaquil, Racing e Colo-Colo. Ou seja, não enfrentará estas equipes na fase de grupos.
Nesse sentido, o Internacional poderá ter oponentes como River Plate ou Boca Juniors em seu grupo, já que estão no pote 1. Além disso, há a chance do Colorado também cruzar com Nacional de Montevidéu, Independiente Del Valle ou Olimpia. Não há a possibilidade do Inter enfrentar na primeira fase os brasileiros cabeças-de-chave, como Flamengo, Palmeiras e Atlhetico-PR. Afinal, as equipes dos mesmos países não podem se cruzar na fase de grupos, à exceção das que virão da pré-Libertadores, como Atlético-MG e Fortaleza.
Inter poderá reencontrar o Melgar
No pote 3, não há nenhum time brasileiro. Ou seja, todos podem ser sorteados para o grupo do Inter. Assim, o Colorado irá enfrentar uma dessas oito equipes: os bolivianos Bolívar e The Strongest, os peruanos Melgar e Alianza Lima, o Argentinos Juniors, os venezuelanos Metropolitanos e Monagas e o equatoriano Aucas. Aliás, existe a chance de um reencontro com o Melgar, algoz do Internacional na última Copa Sul-Americana.
Por fim, há quatro equipes definidas no pote 4: Liverpool (Uruguai), Deportivo Pereira (Colômbia), Ñublense (Chile) e Patronato (Argentina). Os quatro times restantes virão da fase preliminar, em que Atlético-MG e Fortaleza jogarão. Nesse sentido, um destes dois podem aparecer na chave colorada. Além disso, times tradicionais como Cerro Porteño, Sporting Cristal, Independiente Medellín e Millonarios também poderão cruzar o caminho do Inter na fase de grupos.

