Home Mercado da Bola Lateral-direito da base do Santos não renova contrato e fica livre no mercado

Lateral-direito da base do Santos não renova contrato e fica livre no mercado

Revelado pelo Noroeste, Gustavo Moreira ingressou na base do Peixe após se destacar na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2019

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

A equipe Sub-20 do Santos está em fase final de preparação para a Copa São Paulo de Futebol Júnior.  Com a proximidade da estreia contra o São Raimundo-RR, dia 4 de janeiro, em Santo André, a diretoria alvinegra está aproveitando para reformular a equipe de juniores.

PUBLICIDADE

O Torcedores.com apurou que o lateral-direito Gustavo Moreira está fora dos planos do Santos. Ele é integrante da “Geração 2001”, portanto, ultrapassou a idade limite para atuar pelo clube na Copinha.

Após completar 21 anos de idade, Gustavo Moreira foi promovido ao elenco principal do Santos em agosto. Desde então, ele passou a treinar com os jogadores a espera de uma oportunidade para mostrar seu potencial.

PUBLICIDADE

Números de Gustavo Moreira na base do Santos (Fonte: oGol)

Jogos: 61

Titular: 48

Reserva utilizado: 13

Gols marcados: 1

PUBLICIDADE

Assistências: 9

Minutos em campo: 4325

Apesar disso, ele não conseguiu disputar uma partida oficial com a camisa alvinegra. Logo após o fim da Série A do Campeonato Brasileiro, Gustavo Moreira estava treinando separado do elenco enquanto aguardava uma posição da diretoria.

Sem perspectiva de ser utilizado pelo técnico Odair Hellmann em 2023, o Santos e o estafe do jogador decidiram não renovar o contrato que tem validade até o dia 31 de dezembro. Gustavo Moreira, por tanto, foi liberado para buscar um novo clube.

PUBLICIDADE

Ainda segundo apurou a reportagem, Gustavo Moreira avalia propostas para disputar o Campeonato Paulista. O defensor foi procurado por representantes do Ituano e Grêmio Novorizontino nos últimos dias.

Desde a chegada do técnico Odair Hellmann, o Santos está em busca de um lateral-direito para a próxima temporada. Madson, que tem contrato até o fim de dezembro, negocia sua transferência para o Athletico Paranaense.

Auro, que pertence ao Toronto FC, do Canadá, dificilmente permanecerá na Vila Belmiro. Além de não ter agradado com a camisa alvinegra, a diretoria não pretende empenhar US$ 2 milhões (R$ 10,4 milhões, pela cotação atual) para tirá-lo do clube que disputa a MLS.

Laterais que jogaram pelo Santos em 2022

Madson

PUBLICIDADE

Auro

Nathan Santos

A única opção para o setor é Nathan Santos. Revelado pelo Vasco, o jogador de 21 anos desembarcou na Vila Belmiro após três temporadas atuando pelo Boavista, de Portugal. Ele iniciará a próxima temporada como dono da posição.

Quem deve compor o elenco no começo da temporada é Jair Paula. O jovem de apenas 17 anos foi destaque do Santos no Campeonato Brasileiro Sub-20. Apesar de nunca ter atuado pelo time profissional, ele já desperta interesse da Espanha, França e Portugal.

PUBLICIDADE

Vale lembrar que o Santos está no Grupo 26 da Copa São Paulo de Futebol Júnior. A estreia será contra o São Raimundo-RR, no Estádio Bruno José Daniel, no ABC Paulista. Os outros adversários do Peixe são Santo André e Falcon-SE.