Home Futebol Mylena Ciribelli esclarece saída de Fernando Vanucci da Globo em 1999: “Não era bolacha”

Mylena Ciribelli esclarece saída de Fernando Vanucci da Globo em 1999: “Não era bolacha”

Apresentadora trabalhou com Vanucci por muitos anos e comentou sobre a demissão do colega, falecido em 2020

Marco Maciel
Marco Maciel é jornalista que atua cobrindo futebol brasileiro, com ênfase para o futebol gaúcho com Internacional e Grêmio e para a mídia esportiva. Graduado em jornalismo pela pela PUC-RS, em 2007, está no Torcedores.com desde 2022; passou pela redação e assessoria de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade); edita o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004; e escreveu para o portal de automobilismo Nas Pistas em 2023 e 2024.

Até hoje é muito lembrado pelos telespectadores o caso envolvendo Fernando Vanucci (1951-2020) e sua polêmica saída da Globo em 1999. Afinal, a versão mais famosa da forma como o carismático e popular jornalista passou a amargar uma geladeira na emissora foi a punição por conta de uma bolacha que comeu no ar. Mylena Ciribelli estava junto com Vanucci no episódio ocorrido no ano anterior e recordou a polêmica.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Então, em entrevista para o Ticaracaticacast Podcast, comandado pelos humoristas Bola e Carioca, a apresentadora hoje na RecordTV esclareceu o ocorrido. Na época, Mylena Ciribelli comandava junto com Vanucci o programa Esporte Espetacular aos domingos de manhã. Pelo horário da atração, a dupla sempre procurava tomar um café da manhã nos bastidores, antes de entrarem no estúdio.

Eu estava do lado dele… Não era bolacha. Um dia eu encontrei o Vanucci e perguntei: ‘Que história é essa?’. Todo domingo quando a gente ia apresentar, a gente se arrumava, fazia maquiagem e depois a maquiadora ia comprar o café da manhã para todos nós. Ela ia para a padaria, que era bem em frente, comprava, e a gente ia para o estúdio. Às vezes, não dava tempo dela voltar antes da gente ir para o estúdio. Momento de fome… Oficialmente, não se come dentro dos estúdios”, detalhou Mylena Ciribelli.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Conforme Mylena Ciribelli, Vanucci não comeu bolacha e sim pão com manteiga

Então, a jornalista acrescentou que sempre a dupla aguardava um leite com café, junto com um pão com manteiga, antes do início do Esporte Espetacular. Dessa forma, Mylena Ciribelli complementou: “Nesse dia, eu não sei o que aconteceu com o Vanucci, que Deus o tenha, eu estava sentada porque era vez dele. O pessoal dentro do estúdio avisa (que vai entrar no ar). Naquele dia, eu vi o Vanucci comendo, avisou até antes, dois minutos, vai entrar… Eu sentadinha, era vez dele. Ele era muito safo, vai dar tudo certo… O assistente deu sinal: 30 segundos e ele continuou… Na hora que plugou ele, ele engoliu e começou a falar“, recordou a apresentadora do Esporte Fantástico.

Por fim, Mylena Ciribelli concluiu: “Eu perguntei a ele: ‘que história é essa de bolacha?’ (Resposta de Vanucci) ‘Ficava mais bonitinho, mas era pão com manteiga!‘”.

Logo após o período em que Fernando Vanucci ficou fora do ar, o apresentador ancorou os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro em 1999. Contudo, acabou demitido da Globo poucos dias depois, sendo contratado pela Bandeirantes no mesmo período. Posteriormente, também atuaria em emissoras como Record, Rede TV e Rede Brasil.

PUBLICIDADE

Inclusive, na Rede TV, ficou famoso o vídeo em que Vanucci abria o programa Bola na Rede de uma forma inusitada, logo após a final da Copa do Mundo de 2006 vencida pela Itália. “A África do Sul não fica muito longe, fica logo ali“, imortalizou. Nos tempos de Globo, onde atuou por mais de 25 anos, tornou inesquecíveis bordões como “Alô você” e “Schlap nela“.

PUBLICIDADE
Better Collective