Home Futebol Palmeiras: conheça a história dos adversários do Verdão na primeira fase da Copinha 2023

Palmeiras: conheça a história dos adversários do Verdão na primeira fase da Copinha 2023

Alviverde entra em campo pela primeira vez em 2023 no dia 3 de janeiro, defendendo o título de campeão do torneio

Christopher Henrique
Estudante de jornalismo pela Universidade Nove de Julho, com passagem pelo SPFC24Horas. Amante do Futebol Nordestino e do interior, visito sempre alguns estádios e sou fotógrafo na várzea.

Após conquistar pela primeira vez a Copa São Paulo na última temporada, o Palmeiras entrará em campo a partir do dia 3 de janeiro na busca por defender o troféu da competição. Após revelar Endrick, as categorias de base do Verdão vem com força e entram como favoritos na Copinha, estando no grupo 3, que tem sede em São José do Rio Preto.

PUBLICIDADE

Rio Preto

Jogando em casa e voltando a disputar a competição após três anos, o Rio Preto é uma das equipes que irá representar a cidade de São José do Rio Preto na competição, além do Estádio Anísio Haddad também ser uma das sedes. Além do Verdão da Vila Universitária, o América jogará em casa, no Estádio Teixeirão.

Sendo um clube centenário, o Rio Preto ficou conhecido nacionalmente graças ao projeto no futebol feminino, que conquistou o título do Brasileirão na categoria em 2015, ficando com o vice-campeonato em 2016 e 2018.

PUBLICIDADE

Por outro lado, no futebol masculino a história é bem diferente e sem o mesmo sucesso. Em toda a história, o Jacaré disputou apenas uma vez a elite do Campeonato Paulista, sendo ela em 2008. Desde 2017, a equipe disputa a Série A3 estadual, não conseguindo sequer o acesso para a segunda divisão.

Na última edição que disputou a Copinha, o Verdão fez excelente campanha, eliminando logo na primeira fase a Chapecoense. Na sequência, venceu Andradina e São José por 1 a 0, chegando assim nas oitavas de final, caindo para o Cruzeiro com a goleada de 6 a 0.

Juazeirense

Após completar 16 anos de história no último dia 12 de dezembro, a Juazeirense mostra que depois da dupla Ba-Vi, o Carrossel do Sertão se tornou uma das equipes mais fortes do estado. Não foi atoa que em 2018, com apenas 11 anos de existência, a equipe de Juazeiro conseguiu um acesso histórico para a Série C do Brasileirão.

Em 2021, a equipe teve sua melhor campanha na Copa do Brasil, quando chegou nas oitavas de final. Após ser goleado por 4 a 0 no jogo de ida na Baixada Santista, os baianos conquistaram uma vitória histórica por 2 a 0, que mesmo não sendo suficiente para a classificação, marcou a história do clube.

PUBLICIDADE

Vale ressaltar que o clube é mais um dos que fazem sua primeira participação na história da Copinha. O Cancão de Fogo conquistou a vaga na competição após chegar nas semifinais do Campeonato Baiano Sub-20, torneio que classifica as equipes para a Copa São Paulo. Na ocasião, a equipe foi derrotada pelo Bahia.

Santana

O Santana é um clube do Amapá e disputará pela terceira vez na história a Copa São Paulo. No estado, o Canário do Porto conquistou sete títulos estaduais, sendo todas elas na época que o futebol no estado ainda era nível amador, se profissionalizando a partir dos anos 90.

Em 2022, a equipe foi campeã estadual no sub-20, confirmando a vaga para a Copinha após vencer o São Paulo por 1 a 0. No profissional, o Santana disputou a Série D do Brasileirão pela primeira vez em 2021, mas teve um desempenho fraco e foi logo eliminado na primeira fase.

Veja as datas e horários dos jogos do Verdão na Copinha

03/01, 19h30 – Palmeiras x Juazeirense

PUBLICIDADE

06/01, 19h30 – Santana x Palmeiras

09/01, 19h30 – Rio Preto x Palmeiras