A decisão da CBF de marcar a decisão da Supercopa do Brasil entre Palmeiras e Flamengo para o país em que for disputado o Mundial de Clubes da Fifa causou polêmica e uma resposta dos palmeirenses, segundo informa o Uol Esporte e o Nosso Palestra.
🚨🚨
Palmeiras exige poder de decisão sobre sede de Supercopa e envia ofício à CBF
— INFOS Palestra ⓟ 🐷💚 🇮🇹 (@Infos_palestra) December 8, 2022
Segundo os dois portais, o Verdão enviou à entidade um ofício contestando tal decisão e pedindo para ter ‘voz mais ativa’ na decisão sobre onde será realizada a partida. No pedido, o clube paulista reclamou de que a ‘indecisão’ sobre a sede da Supercopa possa ser vista como ‘ajuda’ ao Rubro-Negro e que o jogo não teria de servir como se fosse ‘preparação’ para o time carioca disputar o Mundial.
Como a data da competição nacional geralmente no final de janeiro, o torneio colidiria com o começo desejado pela Fifa para o Mundial de Clubes, o dia 1/2/2023. Como a máxima entidade do futebol não definiu a sede de seu torneio, que terá a presença do Flamengo nos dois certames, o planejamento de datas passaria a ser afetado. Tal ponto pode ter justificado a decisão da CBF.
Mas o Palmeiras quer deliberar sobre a chance de poder manter a decisão no Brasil ou decidir readequar a sede da Supercopa conforme a entidade brasileira deseja. A visão do Verdão sobre o caso ainda não foi definida oficialmente, mas o será caso a CBF decida por acatar o ofício do clube paulista.
A decisão da Supercopa de 2023 será a revanche do jogo de 2021, disputado em Brasília e que teve a vitória do Flamengo nos pênaltis sobre o Alviverde. E em posições ‘inversas’, já que o Fla era o campeão brasileiro de então (hoje são os paulistas) enquanto o time de Abel Ferreira vinha da conquista da Copa do Brasil, que é flamenguista em 2022.

