Home Futebol Argentina aproveita a pasmaceira da Polônia e encaixa a sua melhor atuação na Copa do Mundo até aqui

Argentina aproveita a pasmaceira da Polônia e encaixa a sua melhor atuação na Copa do Mundo até aqui

Na coluna PAPO TÁTICO, Luiz Ferreira destaca o jogo desta quarta-feira (30) e as ideias de Lionel Scaloni e Czeslaw Michniewicz

Luiz Ferreira
Produtor executivo da equipe de esportes da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, jornalista e radialista formado pela ECO/UFRJ, operador de áudio, sonoplasta e grande amante de esportes, Rock and Roll e um belo papo de boteco.

Sim, podemos dizer que a Argentina “finalmente estreou na Copa do Mundo”. A equipe comandada por Lionel Scaloni simplesmente amassou a Polônia durante todos os noventa (e poucos) minutos de partida, venceu por 2 a 0 e se garantiu nas oitavas de final com sua melhor atuação coletiva até o momento na primeira posição do Grupo C conforme o esperado. No entanto, precisamos relativizar algumas coisas. A começar pela pasmaceira do time comandado por Czeslaw Michniewicz, que dava a impressão de “contar com o ovo na cloaca da galinha” parta se classificar para a próxima fase. E diante do que se via no Estádio Lusail, a Albiceleste fez aquilo que deveria ser feito.

PUBLICIDADE

Muita gente se surpreendeu quando Lionel Scaloni divulgou a escalação inicial da Argentina. Molina, Julián Álvarez e Enzo Fernández foram para o jogo nos lugares de Montiel, Lautaro Martínez e Guido Rodríguez com Messi se posicionando como “falso nove” no 4-3-3/3-2-5 do treinador portenho. E o grande mérito dos nossos “hermanos” na partida foi não parar de atacar e de machucar a defesa polonesa. Muito jogo entrelinhas, muitas triangulações e muita intensidade nas trocas de passe com ótimas inversões de jogo buscando o apoio constante de Acuña pelo lado esquerdo.

PUBLICIDADE

Do outro lado, o técnico Czeslaw Michniewicz apostava num 4-4-2 de muita compactação na frente da área do goleiro Szczesny (o melhor em campo junto com Enzo Fernández e Messi apesar do pênalti desperdiçado) e que tinha o claro objetivo para atrair a Argentina para seu campo para acionar Lewandowski nos contra-ataques. A ideia em si era boa, mas esbarrava na execução. Isso porque o grande problema da Polônia estava na passividade com que seus jogadores observavam seu forte adversário trabalhar a bola entrelinhas. E isso facilitava demais o trabalho da Albiceleste.

Formação inicial das duas equipes. Júlian Álvarez e Enzo Fernández foram para o jogo e a Argentina amassou o 4-4-2 da Polônia com muito jogo entrelinhas.

Boa patre da estratégia de Lionel Scaloni também passava pelo posicionamento de Messi nos momentos em que a Argentina tinha a bola. Ao invés de jogar mais à frente, o camisa 10 da Albiceleste tinha liberdade para circular por todo o campo e abrir espaços para as entradas de Mac Allister e Di María em diagonal e até mesmo para as infiltrações do volante De Paul. É interessante notar que o time portenho às vezes se comportava de forma semelhante à Argentina César Luis Menotti (campeã mundial em 1978) com o ataque em “W” e muita qualidade nas trocas de passe. A grande diferença estava na intensidade colocada pelos jogadores. Só mesmo Szczesny para frear Messi e companhia.

A Polônia se fechava num 4-4-2 na frente da sua área, mas sofria com o jogo de toques rápidos da Argentina. Messi jogou como “falso nove”. Foto: Reprodução / TV Globo

Messi perdeu um pênalti, mas foi um dos melhores em campo. O camisa 10 da Argentina jogou demais! Assim como Enzo Fernández, Julián Álvarez e Alexis Mac Allister. Mas é interessante notar que a jogada do primeiro gol (marcado pelo camisa 20 logo no início da segunda etapa) foi toda construída por Molina e Di María em jogada trabalhada pela direita. E temos aí alguns dos princípios básicos de todo time que quer furar uma retranca. Com os jogadores se movimentando para “atacar” o espaço e criando associações para que as tabelas saiam, tudo fica mais fácil. E vale destacar também a corrida em diagonal de Mac Allister para fugir dos volantes Krychowiak e Bielik.

Romero inicia a jogada, Molina e Di María tabelam pela direita e Mac Allister ataca o espaço. A Argentina ensinou como se fura uma retranca. Foto: Reprodução / TV Globo

O segundo gol da Argentina (marcado por Julián Álvarez) seguiu o mesmo processo. De Paul inverte a jogada e Paredes aciona Enzo Fernández mais à esquerda. O camisa 24 carrega a bola até a entrada da área e espera o momento certo de fazer o passe para o atacante do Manchester City. Notem como Messi se posiciona mais à frente dessa vez e prende os zagueiros que estão no seu setor. Tudo para que Álvarez pudesse receber a bola em condições de ajeitar o corpo e finalizar sem defesa para Szczesny. Por mais que a Polônia tenha facilitado a vida da equipe de Lionel Scaloni, a Argentina finalmente mostrou o futebol (ou parte dele) que vinha jogando até bem pouco tempo.

PUBLICIDADE
Messi prende os zagueiros para que Enzo Fernández pudesse acionar Julián Álvarez na entrada da área polonesa. Gol que teve a cara da Argentina. Foto: Reprodução / TV Globo

Este que escreve entende bem que a equipe de Czeslaw Michniewicz quase não competiu contra a Argentina. Difícil enfrentar um time que se impõe na base da intensidade nas trocas de passe e na aproximação dos jogadores e que possui tanta qualidade individual. Aliás, é preciso deixar bem claro que o time de Lewandowski jogou muito pouco nessa Copa do Mundo. Não que se esperasse tanto do escrete europeu, mas a falta de competitividade e a forma como o time se comportou no jogo mais complicado do grupo beirou a irresponsabilidade. A sorte é que o México não conseguiu vencer a Arábia Saudita por mais de um gol de diferença. A Polônia está devendo e MUITO nesse Mundial.

Certo é que a Argentina fez aquilo que se esperava dela e deu o “recado” para as demais seleções que se classificaram para as oitavas: a Albiceleste chegou e vai dar trabalho. As alterações de Lionel Scaloni surtiram o efeito desejado e o time se comportou bem dentro de campo. É verdade que ainda há um pouco de nervosismo nas tomadas de decisão e nas chances de gol desperdiçadas. Mas todo mundo sabe que não é lá muito prudente duvidar da capacidade de uma das equipes mais qualificadas dessa Copa do Mundo do Catar. Mas não é mesmo.