A seleção brasileira enfrenta hoje (02) o Camarões, pela última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo 2022. Como já está classificado, o Brasil terá um time reserva, incluindo o goleiro.
Ederson ganhará a chance de ser titular. Ele será o quinto goleiro reserva a disputar uma partida na Copa do Mundo pela seleção brasileira.
Porém, até hoje, o único goleiro reserva brasileiro que entrou durante uma partida foi Rogério Ceni, no Mundial de 2006.
O então goleiro do São Paulo era reserva de Dida. Porém, o técnico Parreira decidiu colocar Ceni nos minutos finais da partida contra o Japão, em que o Brasil já vencia por 4 a 1. A entrada dele foi como uma forma de homenagear o goleiro pentacampeão. Esse foi o último jogo dele com a camisa da seleção.
Depois, o próprio Rogério Ceni disse que ficou surpreso com a atitude do Parreira. Ele disse que não sabia e não foi algo combinado.
Outros goleiros reservas que atuaram pelo Brasil na Copa do Mundo
O primeiro goleiro reserva a jogar uma partida de Copa do Mundo pela seleção brasileira foi Oswaldo Barros Velloso, na primeira Copa, em 1930. Velloso era goleiro do Fluminense e reserva de Joel, do Flamengo. Velloso foi titular na segunda partida, na vitória por 4 a 0 sobre a Bolívia.
Oito anos depois, em 1938, foi a vez de Walter Goulart, goleiro do Flamengo, ser titular a partir da segunda partida. Na estreia, o goleiro titular, Batatais, levou cinco gols. Mesmo assim, a seleção brasileira venceu a Polônia por 6 a 5.
Em 1966, o goleiro titular era o bicampeão Gilmar dos Santos Neves. Após não começar bem a Copa, ele foi substituído por Manga no terceiro jogo da fase de grupos. Manga também não foi bem e o Brasil perdeu de 3 a 1 para Portugal.
Depois, um goleiro reserva foi jogar apenas em 2006, com Rogério Ceni. Porém, diferente dos outros, Ceni entrou no decorrer da partida e não desde o início. Ele entrou aos 37 minutos do segundo tempo no lugar de Dida, na vitória por 4 a 1 diante do Japão, pela fase de grupos.
Por fim, Ederson, do Manchester City, será o quinto goleiro reserva a disputar uma partida de Copa do Mundo. Ele será titular contra Camarões, pela fase de grupos, substituindo o titular Alisson, do Liverpool.

