Home Mercado da Bola Cariocão 2023: Resende contrata ex-atacante do Fluminense que jogou com Gattuso na Suíça

Cariocão 2023: Resende contrata ex-atacante do Fluminense que jogou com Gattuso na Suíça

Léo Itaperuna atuou por cinco temporadas com a camisa do Sion. Na Europa, jogou com Gennero Gattuso ídolo do Milan

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

O Resende acertou mais uma contratação para a próxima temporada. O atacante Léo Itaperuna, de 33 anos, irá reforçar o Gigante do Vale no Campeonato Carioca. Ele chega numa operação sem custos após defender o São Gonçalo no último Cariocão da Série A3.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O Torcedores.com apurou que Léo Itaperuna assinou contrato com o Resende até o dia 10 de abril de 2023. O acordo prevê a extensão do vínculo até o fim da temporada pensando na Série D do Campeonato Brasileiro.

O nome de Léo Itaperuna já consta no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). O centroavante, portanto, está liberado para disputar partidas oficiais com a camisa alvinegra.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A passagem de Léo Itaperuna pelo Itaboraí (Fonte: oGol)

  • Jogos: 7
  • Titular: 7
  • Reserva utilizado: 0
  • Gols marcados: 8
  • Assistências: 2
  • Minutos em campo: 609

A sua experiência é uma das características que chamou a atenção do Resende. O técnico Sandro Sargentim desejava a contratação de um jogador que tivesse rodagem no futebol. A ideia do treinador é ter Léo Itaperuna como sua “voz de comando” dentro de campo.

Vale lembrar que no começo de novembro, Léo Itaperuna foi sondado por clubes para voltar a jogar no exterior. Nas últimas semanas, ele foi contatado por equipes da China, Singapura e Tailândia. No entanto, ele decidiu aguardar uma proposta para seguir no Brasil.

Ainda segundo apurou a reportagem, Léo Itaperuna descartou a possibilidade de retornar para o exterior porque deseja ficar perto da família. Além disso, ele gostou do que viu do projeto esportivo apresentado pelo Resende para 2023.

PUBLICIDADE

Na próxima temporada, o parceiro do Olympique Lyon no Brasil, terá o calendário cheio. Além do Campeonato Carioca, o Resende irá disputar a Copa Rio, a Copa do Brasil e a Série D do Campeonato Brasileiro.

PUBLICIDADE

Léo surgiu para o futebol no Itaperuna. Ele ingressou nas divisões do Fluminense em 2005, onde atuou ao lado de Fernando Bob, Mauricio Alves, Toró, Fernando Gomes, Romeu, Alan, Maicon Bolt e Lenny que era a grande estrela da companhia.

Foi promovido ao elenco principal pelo técnico Renato Portalippi em 2007. Estreou profissionalmente na derrota do Fluminense por 1 a 0 para o Flamengo, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro.

A passagem de Léo Itaperuna pelo Fluminense (Fonte: oGol)

  • Jogos: 10
  • Titular: 1
  • Reserva utilizado: 9
  • Gols marcados: 1
  • Assistências: 0
  • Minutos em campo: 187

Logo após deixar o Fluminense, o atacante passou por Paulista, America-RJ, CRAC, Duque de Caxias, Cabofriense, Anápolis, Arapongas, São Bento, Paraná, Vila Nova, Sertãozinho, Itaboraí, Concórdia, Cascavel e São Gonçalo.

No exterior, fez carreira atuando no futebol suíço. Léo Itaperuna defendeu por cinco temporadas o Sion onde é tratado como ídolo. Nesse ínterim, teve como companheiro de clube o ídolo italiano Gennaro Gattuso que havia acabado de deixar o Milan.

PUBLICIDADE

Após um longo período vestindo a camisa do Sion, Léo Itaperuna Interrompeu sua passagem no clube para defender o Suwon Bluewings, da Coréia do Sul. Após retornar para a Suíça, jogou pelo Aarau.

Better Collective