A lista de técnicos demitidos após a disputa da Copa do Mundo 2022 aumentou com a queda de Fernando Santos do seu cargo na seleção de Portugal. O profissional estava na “berlinda” depois de ser eliminado para Marrocos nas oitavas de final da competição e colocar o atacante e craque do time, Cristiano Ronaldo, no banco.
A decisão foi tomada em definitivo nesta quinta-feira (15) e foi dada em primeira mão pelo jornalista italiano Fabrizio Romano, especializado em movimentações no mercado da bola. Com isso, o lugar que era ocupado pelo veterano fica vago e a FPF (Federação Portuguesa de Futebol) planeja anunciar o seu substituto já nas próximas semanas.
Fernando Santos ganhou as capas dos jornais nos últimos dias após mostrar “pulso firme” e colocar o camisa 7 Cristiano Ronaldo no banco de reservas para a disputa das oitavas e quartas de final. Ao ser eliminado, o comandante da equipe lusitana afirmou que não se arrependia de ter tomado essa atitude.
Fernando Santos is no longer the head coach of Portugal. The decision has been made after World Cup. 🚨🇵🇹 #Qatar2022
Portugal will appoint new manager in the next weeks. pic.twitter.com/NI52gw9Aeh
— Fabrizio Romano (@FabrizioRomano) December 15, 2022
‘Treta’ entre Fernando Santos e CR7 começou contra asiáticos
Vale lembrar que, dias antes, o craque foi substituído contra a Coreia do Sul, na fase de grupos, e saiu com “cara de poucos amigos”, demonstrando o seu descontentamento. Na sequência, o treinador foi questionado sobre a sua reação naquele momento e disse aos jornalistas que não havia gostado “nada” daquilo.
Embora polêmico, Fernando Santos levou Portugal às conquistas da Eurocopa de 2016 e da Nations League, em 2019. A lista de demissões da Copa 2022 é composta por Tite (Brasil), Luis Enrique (Espanha), Tata Martino (México), van Gaal (Holanda), Roberto Martínez (Bélgica), Paulo Bento (Coreia do Sul), Otto Addo (Gana) e Carlos Queiroz (Irã).

