Thiago Silva supera Cafu e Dunga como jogador que mais vezes foi capitão do Brasil na Copa do Mundo
Na partida contra a Croácia, o zagueiro superou marca de jogadores que foram campeões da competição pela seleção brasileira
Em Brasil x Croácia, nas quartas de final da Copa do Mundo 2022, Thiago Silva atingiu marca histórica na seleção brasileira. (Foto de Lucas Figueiredo/CBF)
Ao entrar em campo como capitão para a disputa das quartas de final contra a Croácia, na Copa do Mundo 2022, Thiago Silva superou uma marca histórica da seleção brasileira. Com 12 partidas ostentando a faixa, o zagueiro superou Dunga e Cafu, se tornando o jogador que mais vezes foi capitão do Brasil em edições de Copa do Mundo.
Até esta Copa do Mundo, a marca era compartilhada por Dunga e Cafu, capitães do tetra e do penta, respectivamente, que tinham 11 partidas com a faixa. A decisão de Tite de não realizar um rodízio da faixa, como foi na Copa da Rússia, em 2018, contribuiu para o zagueiro superar a marca.
Thiago Silva foi escolhido capitão de acordo com um critério adotado pela comissão técnica da seleção brasileira. No momento, a faixa de capitão fica com o jogador mais experiente em campo. Thiago Silva é o segundo jogador mais velho do elenco, sendo superado apenas por Daniel Alves, reserva da seleção brasileira nesta Copa do Mundo.
Além da marca de ser mais vezes capitão do Brasil na Copa do Mundo, Thiago Silva também atingiu outra marca na Copa do Catar. O zagueiro se tornou o único jogador da Amarelinha a ser capitão em três edições diferentes de Copa do Mundo.

