Tite e sua comissão técnica sabem preparação de uma seleção para uma partida de Copa do Mundo é coisa muito séria. Quando essa partida é de quartas de final, então, mais ainda. São inúmeros detalhes para se atentar, variáveis para tentar calcular e se antecipar, além de todo um time adversário para se analisar.
Nesse contexto, a velocidade com a qual as informações viajam pelas mídias e meios também tem um papel importante. Tanto que é cada vez mais comum que o técnico e seus auxiliares omitam, cada vez mais, o conteúdo e os pormenores dessa preparação.
Tivemos uma prova da seriedade com que Tite trata a questão nesta quinta-feira (8). Durante entrevista conjunta do treinador e de seu ‘braço direito’, Cléber Xavier, à Leandro Quesada, que cobre a Copa do Mundo pela Placar, uma cena curiosa chamou a atenção.
No meio de uma resposta do auxiliar, em que ele destrinchava a seleção croata — a adversária da Seleção no jogo de sexta-feira (9), pelas quartas de final do Mundial — e projetava as estratégias para enfrentá-lo, o técnico brasileiro interrompeu a fala do colega e ainda avisou: ‘não entrega muito também, né’.
Você pode conferir a cena no vídeo abaixo, publicado no canal do YouTube da Revista Placar. O momento exato está nos 0:48. A fala do auxiliar de Tite começa nos 0:37. Assista:
Auxiliar de Tite analisa a Croácia e projeta estratégia do Brasil
A preocupação de Tite, como ele mesmo indica, era que Cléber Xavier passasse informações demais sobre a preparação e o planejamento da seleção brasileira para o jogo de sexta. Até porque o auxiliar foi bem completo em sua análise.
“Nossa forma de dar ritmo não é só a posse, fazer essa bola circular mais rápido, verticalizar. É também na agressividade de marcação. Com bons jogadores, com um bom trio de meio onde passa o jogo da Croácia (interrupção de Tite) a gente vai fazer a mesma marcação que a gente fez contra outras seleções. É o jeito que a gente tem de jogar”, ensaiou o braço direito do técnico da seleção brasileira.

