A partida entre Costa Rica e Alemanha no grupo E, é de extrema importância para a sobrevivência na competição de ambas as seleções. Porém, terá um toque a mais de importância, pois pela primeira vez na história da Copa do Muno, um trio de arbitragem inteiramente feminino será encarregada pelas decisões do confronto, confira.
Trio feminino de arbitragem na Copa do Mundo
As responsáveis pela arbitragemd o jogo serão a francesa Stépahie Frappart, a mexicana Karen Diaz Medina e a brasileira Neuza Back. A francesa já havia feito história na edição, pois foi a quarta árbitro no confronto entre México e Polônia na primeira rodada do Grupo C.
A participação feminina na arbitragem não acaba por aí, já que também o VAR terá uma integrante com Kathryn Nesbitt do Canadá. Além disso, pela primeira vez na história, a FIFA convocou seis mulheres como parte da arbitragem para diversas funções durante a edição.
O núncio foi feito a partir de um comunicado e também publicado nas redes sociais da FIFA. O texto diz: “nesta quinta-feira (31), um trio de arbitragem completamente feminino estará no comando de um duelo da Copa do Mundo da FIFA em um jogo masculino. Stéphanie Frappart terá como assistentes a Neuza Back e Karen Diaz Medina no duelo entre Alemanha e Costa Rica. História sendo feita”.
Conheça mais sobre as árbitras
Primeiramente, Stéphanie Frappart não é alheia a fazer história, além de ser a árbitra responsável por apitar a final da Copa do Mundo feminina em 2019, também foi encarregada por apitar pela primeira vez na história um jogo de Champions League e eliminatórias da Copa do Mundo, ambos duelos masculinos.
Por outro lado, Neuza Back atua constantemente em jogos tanto da Série A e B do Brasileirão e Copa do Brasil. Em 2021, também foi parte da comissão de arbitragem do Mundial de Clubes, Olimpíadas de Tóquio e Libertadores.
Finalmente, a mexicana Karen Díaz Medina trabalha no campeonato mexicano desde 2016, em 2018 foi promovida a árbitra pela FIFA. Recentemente foi assistente em duelos eliminatórios da Copa do Mundo da CONCACAF.

