A primeira semana da pré-temporada do Vasco da Gama no CT Moacyr Barbosa seguiu a receita do que deu certo em 2022: o processo de transição de jogadores da base para o time profissional.
Na última terça-feira, dia 13, o jovem Paulinho, de apenas 17 anos de idade, se juntou ao elenco de cima, ainda em formação, e treinou sob o comando do novo técnico do Gigante da Colina, Mauricio Barbieri.
O lateral direito é uma das principais promessas das categorias de base do Cruz-Maltino e, ao longo da última temporada, o clube carioca já havia cogitado iniciá-lo no processo de transição, assim como aconteceu com o lateral esquerdo Julião e com o atacante Erick Marcus.
Paulinho, inclusive, foi citado pelo diretor Paulo Bracks em entrevista coletiva na semana passada. Ele é uma aposta do clube e foi um dos destaques da Copa do Brasil Sub-17 neste ano.
O objetivo é que o jovem atleta vivencie o dia a dia e o ambinete do futebol profissional ao longo do próximo ano. Contudo, ao menos por enquanto, todo o processo contecerá de forma gradual.
Ele vem participando dos treinos nesta semana, mas a qualquer momento pode retornar ao sub-20. A tendência, no entanto, é que o jogador ganhe espaço, já que, hoje, Gabriel Dias é o único lateral-direito no elenco do Vasco. O clube carioca busca no mercado da bola aumentar as opções para o setor.
Confira os números de Paulinho na base do Vasco da Gama em 2022
Sub-17
- 24 jogos (todos como titular)
- 1.900 minutos
- 2 gols
- 8 assistências
Sub-20
- 12 jogos (todos como titular)
- 975 minutos
- 1 assistência
O lateral-direito faz parte de uma geração que chama atenção no Vasco. Além de Paulinho, a base tem outros destaques como o meia Estrella e os atacantes Rayan e GB.

