Nesta sexta-feira (26), o nome do atacante Gilberto saiu oficialmente no Boletim Informativo Diário (BID). Dessa forma, o centroavante já pode estrear com o manto do Cruzeiro. Entretanto, alguns outros aspectos podem prolongar o início da trajetória no futebol mineiro.
A princípio, a expectativa de alguns torcedores cruzeirenses era contar com o atleta diante do Athletic-MG, no próximo sábado. Em contrapartida, a questão física e falta de treinos pesam para precaução do próprio jogador. O centroavante não entra em campo desde 24 de dezembro de 2022, quando ainda defendia o Al-Wasl. Uma decisão sobre a estreia do goleador, depende do treinador Pezzolano.
Desde a saída do atacante Edu, artilheiro da equipe em 2022 com 22 gols, a Raposa buscava no mercado um novo ‘camisa 9’. Após algumas semanas de negociação, o clube comandado por Ronaldo Fenômeno conseguiu repatriar Gilberto, que estava no futebol dos Emirados Árabes.
Ex-São Paulo e Vasco, o atacante ingressou no Al-Wasl no último ano. Foram poucos jogos no mundo árabe, ainda assim um bom número de gols por jogo. Em 13 partidas, o centroavante anotou 7 tentos, cerca de 0,53 por partida.
Além disso, a boa passagem pelo Bahia, colocou o centroavante em evidência. Durante quatro anos defendendo o Esquadrão de Aço, “Gilbergol” ou “Gibagol” como era apelidado, anotou 83 gols em 189 jogos. Participando também das campanhas vitoriosas no Campeonato Baiano e Copa do Nordeste, sendo artilheiro da última em 2021.
Gilberto no Cruzeiro
Além da passagem por Bahia, bem como Vasco e São Paulo, ambas com bons números, Gilberto passou por diversos clubes ao longo da carreira. Ainda atuou no Sport, Internacional, Santa Cruz, Chicago Fire, Yeni Malatyaspor, Toronto, Portuguesa e Vera Cruz.
No Cruzeiro, o atacante se junta a outros reforços na busca por uma qualificação no setor de Pezzolano. Também chegaram os atletas Nikão, Matheus Vital e Wesley, todos do “Trio de Ferro” paulistano.

