Home Futebol Barcelona domina o Real Madrid, vence El Classico e conquista a Supercopa da Espanha

Barcelona domina o Real Madrid, vence El Classico e conquista a Supercopa da Espanha

Gavi e Lewandowski brilham e garantem vitória no El Classico; título é o primeiro do Barça na ‘era Xavi’

Lucas Ayres
Jornalista no Torcedores.com desde 2021, sou editor responsável pela coordenação de toda a produção audiovisual do site desde 2022, além de produzir matérias especiais, entre entrevistas, coberturas de eventos e artigos analíticos. Completamente apaixonado por esportes, mas em especial por futebol, seja pela sua parte técnica e tática, seja pela sua parte humana, social e sociológica, trabalho na área do jornalismo de esportes desde que me formei, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Passei pela Revista PLACAR, pela Premier League Brasil, pela Esportelândia e pela produção do programa "Esporte Record News", da Record News. No futebol, me especializo na cobertura dos seguintes campeonatos: Brasileirão Série A; Copa do Brasil; Copa Libertadores; Champions League; Premier League; La Liga; Campeonato Paulista. Também cubro basquete, em especial a NBA. Você pode conferir alguns dos meus melhores trabalhos aqui [https://lucasrayres.contently.com] e também um pouco do meu trabalho no audiovisual aqui [tiktok.com/@torcedorescom] e aqui [youtube.com/c/TVTorcedoresOficial/videos].

O Barcelona conquistou mais um título. O time catalão faturou a Supercopa da Espanha 2023 após vencer o El Classico deste domingo (15), com um dominante 3 a 1 sobre o Real Madrid. O embate se deu no estádio King Fahid, em Riade, na Arábia Saudita. Gavi e Lewandowski marcaram os gols da partida, ambos no primeiro tempo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A dupla também foi o destaque absoluto do Barça no confronto. Além de um gol cada, o espanhol e o polonês participaram diretamente de toda a construção do placar. O primeiro contabilizando duas assistências; o segundo com um passe para gol e a participação decisiva na jogada do terceiro tento.

Pelo lado madrilenho, Courtois, que salvou pelo menos duas oportunidades claras dos rivais, foi quem teve a melhor atuação. Nem Benzeman, que marcou gol no apagar das luzes, conseguiu escapar das más atuações da equipe de Carlo Ancelotti.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O título representa o 14º título do Barcelona na competição, que tinha conquistado pela última vez na temporada 2018-19. É também o primeiro troféu erguido por Xavi Hernández no comando do clube catalão, e o primeiro da equipe desde a Copa do Rei de 2020-21.

O Barça volta a campo na próxima quinta-feira, quando visita o Ceuta, pelas oitavas de final da Copa do Rei. No mesmo dia, o Real visita o Villarreal, pelo mesmo torneio. O primeiro começa a jogar às 16h, o segundo às 17h.

Gols de Real Madrid x Barcelona

O placar foi aberto aos 33 do primeiro tempo. Mendy e Camavinga não se entenderam na saída de bola e a bola ficou com o Barcelona na ponta da grande área do Real Madrid. A posse ficou com Busquets, mas foi Dembélé que se antecipou e tocou para Pedro. Este acionou Lewandowski, que levantou a cabeça e encontrou Gavi, na esquerda, que só precisou dominar e tocar na saída de bola de Courtois. Um belo gol.

PUBLICIDADE

O gol fez o Barça crescer na partida e não demorou e o time catalão aumentou a conta. Aos 44 do primeiro tempo, De Jong encontrou Gavi nas costas da defesa. O garoto carregou a bola até a área e cruzou rasteiro para Lewandowski. O polonês só teve o trabalho de empurrar a bola para o fundo da rede.

PUBLICIDADE

No segundo tempo, o Barcelona começou a transformar o resultado em goleada. Em outra saída errada do Real Madrid, os culés puxaram o contra-ataque com Lewandowski. O atacante carregou por dentro, tocou para Gavi na entrada da área que cruzou novamente; desta vez a bola foi para Pedri, que também só precisou completar para o gol, quase que junto da trave.

No apagar das luzes, o Real Madrid diminuiu o prejuízo com Benzema, que precisou concluir duas vezes jogada vinda da esquerda para finalmente bater o goleiro Ter Stegen.

Ficha do jogo do El Classico

Real Madrid: Courtois; Carvajal (Nacho), Militão, Rüdiger e Mendy; Modric (Ceballos), Camavinga (Rodrygo) e Kroos (Asensio); Valverde, Benzema e Vinícius Júnior. Técnico: Carlo Ancelotti

Barcelona: Ter Stegen; Araujo, Koundé, Christensen e Balde; Busquets, de Jong e Pedri; Dembélé (Raphinha), Lewandowski e Gavi. Técnico: Xavi Hernández

PUBLICIDADE

Gols: Gavi, 33′, 1T; Lewandowski, 44′, 1T Pedri, 23′, 2T; Benzema, 48′, 2T

Better Collective