Home Futebol Barcelona: Xavi tem “plano” para grandes jogos do clube na temporada

Barcelona: Xavi tem “plano” para grandes jogos do clube na temporada

Barça está retornando a um estilo de jogo com foco no meio campo, aproveitando o bom momento de Gavi, Pedri e Frenkie de Jong

William Nunes
Formado em produção audiovisual pela PUCRS, cineasta, redator e escritor, roteirista e Youtuber.

A vitória contra o Real Madrid no último final de semana parece ter ensinado uma lição importante para Xavi Hernández. O clube se tornou campeão da Supercopa da Espanha após uma vitória por 3 a 1 contra o maior rival, mudando uma tendência dos últimos tempos, em que o adversário de Madrid vinha levando a melhor no confronto.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Para o jogo contra o Real Madrid, o Barça tentou uma estratégia diferente. Em meio a um processo de reconstrução e tentando encontrar os melhores desempenhos na temporada, o Barcelona foi a campo com quatro meio-campistas.

Com dificuldades de voltar a ter o principal destaque da equipe no trio de ataque, como aconteceu quando no time estavam Messi, Neymar e Suárez, Xavi fez uma estratégia ousada. Ele se inspirou um pouco em quando ele e Iniesta atuavam, com um trio de meio-campo era o principal motor do Barça. Com isso, sacrificou Raphinha e colocou Busquets, montando o setor com um volante defensivo e três com mais habilidade.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Essa estratégia, que parece estar sendo usada principalmente contra os adversário mais complicados, já vem dando retorno, até o momento foram duas vitórias, contra Real Madrid e Atlético de Madrid.

Atacante do Barcelona não vivem melhor momento

Um dos motivos de Xavi estar optando por uma esquema com mais meio-campistas é o momento ruim vivido pelos atacantes da equipe. Raphinha, Ferran Torres, Ansu Fati, entre outros. Nenhum desses vive um momento excelente, por diferentes motivos.

Por outro lado, os meio-campistas, em especial Pedri, Gavi e Frenkie de Jong, estão em momento espetaculares, com uma capacidade de decisão muito boa. Ao mesmo tempo, Lewandowski, como sempre, continua sendo um matador capaz de decidir a qualquer momento. O polonês tem 20 gols em 22 jogos com o Barça.

PUBLICIDADE
Better Collective