A edição 2023 da Copinha já começou e, nesta terça-feira (3), será a vez do Botafogo fazer sua estreia no certame. A equipe terá pela frente o Pinheirense, em São Carlos, às 11h. A partida vale pelo Grupo 19 e poderá ser vista pelos torcedores dos dois clubes na TV.
No caso, é o SporTV quem irá exibir o primeiro duelo do Glorioso na competição. O canal da Globo tem mais um ano de cobertura da grande competição que abre o ano das categorias de base no futebol brasileiro, com várias partidas à disposição.
O Botafogo é um dos times grandes que jamais venceu a Copinha, tendo apenas um vice-campeonato (1971) como melhor posição. Um dos times que vem mais experimentando sucesso na base nos últimos anos, o Fogão foi até às quartas de final em 2022, sendo eliminado nesta fase pelo América-MG.
Com John Textor (será o primeiro ano do time na Copa São Paulo já definitivamente como SAF) e Luís Castro de olho, a equipe terá Thiago de Camillis como técnico e várias promessas como Jefinho, João Felipe e Brendon. Mas pode não ter suas duas maiores joias (Raí e Bernardo Valim), que devem servir aos times principais nesta pré-temporada e, possivelmente, no Carioca.
Ajustes finais! 💪
A garotada do Sub-20 realizou o último treinamento antes da estreia de amanhã, diante do Pinheirense-PA, às 11h, pela Copinha, com transmissão do Sportv. #BFRBaseForte #FogoNaCopinha23
📸 Henrique Lima / BFR pic.twitter.com/k2BUu9VrXu
— Botafogo F.R. (@Botafogo) January 2, 2023
Vindo de Belém (mais precisamente, do distrito de Icoaraci), o Pinheirense é um dos vários time a estrearem na Copa São Paulo em 2023. A equipe paraense será uma das que brigará pela chance de tentar uma vaga na segunda fase do torneio.
Flávio Barros é o treinador da equipe que tem em seu elenco um quase xará de um dos astros da última Copa do Mundo, neste caso Mimbape (Mbappé). A formação que deve disputar o torneio já vem se aclimatando ao certame para buscar um bom resultado na estreia,
No Grupo 19, o Botafogo também deve encarar os dois times que representam a cidade-sede da chave, o São Carlos e o São-Carlense. Estes jogam o clássico local como a preliminar.

