Home Futebol CBF mira sediar finais de Libertadores e Sul-Americana nesse ano

CBF mira sediar finais de Libertadores e Sul-Americana nesse ano

Entidade quer Brasil concorrendo a receber vagas de competições sul-americanas; decisão da Conmebol saíra nos próximos meses

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

A Conmebol ainda não decidiu as sedes das finais da Libertadores e da Copa Sul-Americana em 2023, mas a CBF quer garantir que o Brasil receba as duas partidas decisivas, conforme aponta o GE.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Segundo o portal, a entidade quer entrar com uma candidatura para que o país sedie as decisões de ambas as competições. Para tentar convencer a confederação sul-americana de escolher cidades brasileiras para isto, a justificativa apontada é que a estrutura de transporte, hospedagem e aeroportos poderia permitir a realização das partidas sem possibilidade de transtornos para times estrangeiros.

Além disso, outro fator que move o desejo da CBF em ver no Brasil as partidas tem a ver com o sucesso do país, que desde 2019, está envolvido nas finais da Libertadores, com as três últimas disputadas somente por times brasileiros. E a Copa Sul-Americana, praticamente neste mesmo período, também tem apresentado forte presença brasileira em suas decisões.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJvbThhdTBJNCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

Em 2020 (Montevidéu) e 2022 (Guayaquil), torcedores de Flamengo, Palmeiras e Athletico Paranaense, os times envolvidos nas respectivas decisões, tiveram problemas no deslocamento até as cidades da finais. Possivelmente prevendo a chance, novamente, de ter times do Brasil nas finais, a CBF espera ver menos problemas para as torcidas caso a sede seja brasileira.

Desde que a Conmebol estabeleceu a final única para seus principais torneios, apenas a Libertadores de 2020 teve sua decisão no Brasil (no Maracanã, entre Santos e Palmeiras). Por conta dos estágios mais altos da pandemia da Covid-19, entretanto, a decisão ocorreu sem torcida. Em 2022, havia a expectativa que Brasília sediasse a final da Copa Sul-Americana, mas a proximidade das eleições fez com que Córdoba (ARG) fosse indicada para receber São Paulo x Independiente Del Valle.

PUBLICIDADE

Não há uma data para quando a Conmebol decidirá as sedes das finais, com a expectativa que isto ocorra nos próximos meses. A final da Libertadores está prevista para 11 de novembro e a da Sul-Americana para 28 de outubro.

Better Collective