Home Futebol CBF prepara mudança importante no VAR para Supercopa entre Flamengo x Palmeiras

CBF prepara mudança importante no VAR para Supercopa entre Flamengo x Palmeiras

Equipamento passará por uma estruturação diferente do usual no Brasil para se aproximar do modelo utilizado na Premier League

Wemerson Ribeiro
Formado em Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi, com passagem pelo Portal R7, como estagiário, na editoria de Esportes.

A decisão mais aguardada em dimensões nacionais neste primeiro semestre terá novidades. O sistema do VAR para Flamengo x Palmeiras, pela Supercopa do Brasil 2023, passará por modificações promovidas pela CBF para se aproximar ao modelo utilizado na Premier League. A medida dividiu os torcedores na internet.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Segundo a informação apurada pelo site Goal Brasil, a entidade adotará linhas mais grossas no auxílio da equipe de arbitragem nos lances de possíveis impedimentos. Com isso, espera-se coibir jogadas muito ajustadas, com a infração acontecendo por questões de milímetros e diminuindo a margem para eventuais erros de interpretação.

Essa é mais uma das novidades esperadas para o VAR na Supercopa envolvendo as duas maiores potências do futebol brasileiro em 2022. Na semana passada, a CBF já havia fechado um acordo com a administração do estádio Mané Garrincha, em Brasília, para a exibição das imagens analisadas no sistema em tempo real nos telões.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

A medida levantou uma discussão polêmica entre os adeptos de cada equipe nas mídias sociais. “Já chega de ter impedimento por milímetros”, escreveu um torcedor a favor da mudança. Outro, criticou o fato dela ter sido colocada em prática justamente numa decisão de títulos: “Logo agora, vai ter choro demais, para os dois lados”.

Arbitragem de Flamengo x Palmeiras

O árbitro principal do jogão entre Flamengo x Palmeiras será Wilton Pereira Sampaio, o apitador que mais trabalhou na Copa do Mundo 2022, com quatro participações. Já o responsável por liderar a equipe de vídeo será Rodrigo D’Alonso Ferreira, que surgiu nacionalmente após atuações pela Federação Catarinense de Futebol.

Quando será a decisão da Supercopa 2023?

A Supercopa do Brasil envolvendo o campeão da Copa do Brasil e o grande vencedor do Brasileirão Série A acontecerá no próximo sábado (28), às 16h30 (Brasília). Os dois já se enfrentaram na disputa em 2021, quando empataram no tempo normal em 2×2 e o time carioca levou a melhor nos pênaltis, por 6×5.

Better Collective