Na madrugada do dia 12 de janeiro de 2023, o meio-campista do Newcastle, Joelinton, foi parado pela polícia em sua Mercedes, avaliada em 170 mil libras.
O jogador foi multado na época pelo seu clube, tendo que abrir mão de mais da metade de seu salário. Ele admitiu ter bebido duas taças de vinho ainda de dirigir. Quando fez o teste de bafômetro, foi avaliado que ele tinha cerca de 43 mcg de álcool, acima do limite de 35.
Agora, menos de um mês após o ocorrido, o atleta do Newcastle já sabe que pena receberá da justiça inglesa. O juiz Paul Currer impôs ao craque uma multa de 29 mil libras e o proibiu de dirigir pelo período de 12 meses. O jogador poderá fazer um curso de reabilitação e, caso complete, terá sua pena reduzida para o período de nove meses.
Além dos 29 mil, o jogador também terá que pagar uma taxa extra de 2,085 libras por custos. Durante o julgamento, o juiz chegou a afirmar que ele deveria impor uma multa entre 75% e 120% do salário que ele recebia no Newcastle, ou seja, 43 mil reais.
Joelinton, do Newcastle, cooperou com a polícia
Em um apelo ao juiz, durante o julgamento, foi relatado que o jogador “realmente pensou que estava apto para dirigir”. Além disso, também foi dito que “ele foi totalmente complacente e cooperativo tanto no local quanto na delegacia”.
A pena de Joelinton acabou sendo amenizada pela confissão de culpa do jogador, assim como pela forma como obedeceu aos oficiais da lei durante a abordagem. Além disso, o juiz tinha convicção quanto ao remorso que o atleta sentia pelo crime que havia cometido.
No final do julgamento, o juiz alertou Joelinton sobre a gravidade do crime:
“O que está claro para mim é que você aceita que cometeu um erro grave e um erro significativo de julgamento. Você se colocou em perigo real e isso poderia ter consequências desastrosas para a vida de outras pessoas. Espero sinceramente que você tenha aprendido com esse erro e que não o vejamos neste tribunal novamente.”, concluiu o juiz.
Pouco tempo depois da sentença, o jogador do Newcastle usou suas redes sociais para se desculpar com a população da cidade:
“Olá a todos, gostaria de reconhecer que cometi um erro e pedir desculpas publicamente a todos os torcedores do Newcastle e a todas as pessoas desta cidade. Minhas ações involuntariamente colocam outras pessoas em perigo. Por isso, eu realmente sinto muito. Vou aprender as lições deste incidente e farei tudo o que puder para ser um modelo para minha família, para o futebol e para a sociedade”, concluiu o jogador do Newcastle.

