O meia Franco Cristaldo apareceu no Boletim Informativo Diário (BID) na tarde desta segunda-feira (23). Assim, o jogador argentino de 26 anos trazido do Huracán-ARG poderá estrear pelo Grêmio na próxima quarta-feira (25). O próximo compromisso do Tricolor pelo Campeonato Gaúcho será contra o Brasil de Pelotas, na Arena do Grêmio, às 21h30 (horário de Brasília), pela 2ª rodada do Estadual.
Dessa forma, a regularização de Cristaldo ocorre com uma semana de atraso. Afinal, o Huracán estava com dificuldades para o envio da documentação do atleta devido a um bloqueio da conta do clube pela Associação de Futebol da Argentina (AFA), por causa de uma dívida. Nesse sentido, Cristaldo ficou de fora das duas primeiras partidas do Grêmio na temporada. Ou seja, foi ausência na goleada por 4 a 1 sobre o São Luiz na Recopa Gaúcha na terça-feira passada (17) e na vitória diante do Caxias por 2 a 1 pela estreia no Gauchão no último sábado (21).
Aliás, Franco Cristaldo chegou a viajar com a delegação para Caxias do Sul, constando na lista de relacionados para o confronto com a equipe grená no Estádio Centenário. Contudo, devido ao impasse com a documentação do Huracán, acabou retirado da partida de sábado.
Jurídico do Grêmio entrou em contato com a AFA
De acordo com o jornalista Rodrigo Oliveira, de GZH, o departamento jurídico do Grêmio acionou a AFA nesta segunda (23) para resolver a questão. Desse modo, o Huracán quitou o débito com a Associação, possibilitando assim o envio da documentação necessária de Cristaldo. Por fim, como consequência, a AFA mandou à CBF o Certificado Internacional de Transferência, viabilizando a regularização do jogador no BID da CBF.
Franco Cristaldo vem tendo um bom desempenho nos treinamentos e era cotado para ser titular nas partidas da semana passada. Dessa forma, sua função mais adiantada no meio-campo acabou sendo desempenhada por Bitello, destaque nos jogos contra São Luiz e Caxias. Mesmo assim, o argentino é candidato a iniciar o jogo diante do Brasil de Pelotas nesta quarta (25), na Arena do Grêmio.

