Home Futebol Internacional hoje: veja os jogadores que saíram e quem chegou para repor o elenco em 2023

Internacional hoje: veja os jogadores que saíram e quem chegou para repor o elenco em 2023

Colorado só contratou até aqui um único reforço, enquanto muitos jogadores já deixaram o Beira-Rio. Clube busca mais contratações

Marco Maciel
Sou jornalista, formado pela PUCRS em 2007. Trabalhei na web rádio Voz do Futebol. Também fui redator e assessor de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade). Edito o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004. No canal do YouTube do portal (@sambariosite), entrevistamos mais de uma centena de personalidades do samba e do carnaval nos tempos da pandemia. Entrei no time do Torcedores.com em maio de 2022 e escrevo para o site NasPistas.com desde maio de 2023.

Por mais que Mano Menezes tenha solidificado um time-base em 2022, levando o Internacional ao vice-campeonato brasileiro, o torcedor colorado está preocupado. Afinal, apenas Mário Fernandes foi contratado, além do acerto em definitivo com Wanderson. Contudo, uma barca de atletas vem deixando o clube gaúcho nos últimos dias.

PUBLICIDADE

Assim, o lateral-direito Mário Fernandes, que estava desde 2012 no CSKA Moscou-RUS, foi anunciado até o fim do ano. O defensor, ex-Grêmio, poderá jogar também na zaga e defendeu a seleção russa na Copa do Mundo de 2018. Além disso, o Internacional chegou a um acordo com o Krasnodar-RUS para a manutenção de Wanderson. Desse modo, o atacante, que foi cedido por empréstimo em março pela equipe da Rússia, foi comprado pelo Colorado.

Mas as baixas do Internacional vêm ocorrendo no elenco, com jogadores que não encerraram 2022 como titulares. Dessa forma, as saídas mais significativas foram de Edenilson e Taison. Enquanto o volante, que estava desde 2017 no Beira-Rio, foi negociado com o Atlético-MG; o camisa 7 acertou uma rescisão amigável, mas saiu fazendo duras críticas ao presidente Alessandro Barcellos e se transferiu para o PAOK, da Grécia.

PUBLICIDADE

Internacional teve apenas uma contratação e 10 saídas

Outras despedidas já oficializadas foram do lateral-direito Weverton (Ponte Preta), dos zagueiros Kaíque Rocha (Sampdoria) e Roberto (Avaí); do volante Liziero (São Paulo); do meia-atacante Gustavo Maia (Barcelona); e do centroavante Braian Romero (Tijuana-MEX). Outras saídas estão encaminhadas, como o goleiro Daniel (San Jose Earthquakes-EUA) e o atacante David (São Paulo). Ou seja, serão 10 despedidas e apenas um reforço contratado, o que significa uma economia de cerca de R$ 3 milhões na folha salarial.

Então, o consenso é que o Internacional manterá para 2023 o seu time-base, mas faltarão muitas peças no banco de reservas de Mano Menezes no início da temporada. Enquanto os reforços não chegam, o técnico terá que usar vários jogadores da base para compor do restante do plantel, atualmente de 25 jogadores.

Entre os especulados para desembarcarem em Porto Alegre, estão o goleiro John (Santos); os volantes Charles Aránguiz (Bayer Leverkusen-ALE), Gustavo Cuéllar (Al Hilal-ARA), Bruno Henrique (Al Ittihad-ARA) e Gabriel Baralhas (Atlético-GO); e o centroavante Rafael Santos Borré (Eintracht Frankfurt-ALE). Por fim, as prioridades no mercado do Colorado são um primeiro volante e um camisa 9 para a equipe titular.