Grêmio e Brasil de Pelotas medirão forças pela segunda rodada do Campeonato Gaúcho. A partida acontecerá na Arena hoje (25), a partir das 21h30 (horário de Brasília). Assim, será a oportunidade de Luisito Suárez rever o adversário que enfrentou no início de carreira, quando tinha somente 17 anos.
Afinal, Suárez atuava pelo Nacional-URU quando enfrentou o Brasil de Pelotas em amistoso no estádio Bento Freitas. A partida aconteceu em 7 de setembro de 2004 e era festiva pelo Xavante ter conquistado o título da Divisão de Acesso do Camponato Gaúcho daquela temporada. Então, a tradicional equipe uruguaia entregou as faixas para o time pelotense. Além disso, o Brasil de Pelotas completava 93 anos na ocasião.
Então, o Nacional atuou com uma equipe alternativa na oportunidade. Ou seja, jogadores que eram referências no clube como Loco Abreu e Cacique Medina não viajaram para Pelotas. Assim, o Nacional enviou a campo reservas e alguns garotos. Um deles era o menino Luisito Suárez. Inclusive, o futuro astro do futebol mundial marcaria o gol do time uruguaio na partida em Pelotas. Mas o Brasil triunfaria, vencendo o amistoso por 3 a 1.
Técnico do adversário do Grêmio em 2004 é o mesmo de hoje
Inclusive, o técnico do Xavante naquela partida era Rogério Zimmermann. Assim, o treinador, atual comandante do próprio Brasil de Pelotas, também reencontrará Suárez quase 19 anos depois na Arena do Grêmio nesta noite.
Dois anos depois daquele jogo festivo, o centroavante uruguaio enfrentaria o Internacional pela Libertadores vencida pelo Colorado em 2006. Aliás, ficou famoso um lance pelas oitavas-de-final em Montevidéu, quando o zagueiro Ediglê chutou Suárez caído fora de campo, com o defensor sendo expulso. Logo após brilhar no futebol europeu, já consagrado, El Pistolero jogaria a Copa América de 2019 pela seleção uruguaia no estádio gremista. Assim, marcou um gol no empate em 2 a 2 com o Japão.

