Jogo do Palmeiras hoje: Abel Ferreira tenta título inédito no comando do Verdão
Técnico do Verdão já venceu quase tudo pelo clube
Cesar Greco/Palmeiras
O técnico português Abel Ferreira chegou ao Palmeiras no final de 2020 e já venceu praticamente todos os torneios que disputou. A Libertadores, inclusive, venceu mais de uma vez.
Mas, tem dois títulos que ele disputou e não venceu: Mundial de Clubes e Supercopa do Brasil. A Supercopa, então, Abel pode conquistar hoje (28), de forma inédita.
A única vez que ele disputou o torneio, foi em 2021, contra o próprio Flamengo. Na ocasião, o Verdão se classificou por ter ganho a Copa do Brasil.
Naquela decisão, porém, o Palmeiras perdeu nos pênaltis, por 6 a 5, após 2 a 2 no tempo normal.
Agora, Abel Ferreira tem a chance de se vingar e conquistar o torneio pela primeira vez. Esse ano, o Alviverde se classificou na condição de ser o atual campeão Brasileiro.
Já o Mundial, Abel terá que esperar um pouco mais. Precisa vencer a Libertadores novamente. Nas duas vezes que disputou, uma bateu na trave. A primeira, em 2021, foi eliminado na semifinal para o Tigres, do México.
No ano passado, perdeu para o Chelsea na final, por 2 a 1, tomando o segundo gol apenas na prorrogação.
Todos os outros torneios que Abel disputou, ele venceu. Venceu o Campeonato Paulista em 2022, a Copa do Brasil em 2020, a Recopa Sul-Americana em 2022, o Brasileirão em 2022 e a Libertadores em 2020 e 2021.
O treinador nunca venceu a Copa Sul-Americana, por exemplo, mas também nunca disputou.
A Supercopa do Brasil seria um título inédito também para o clube. O torneio teve apenas cinco edições, com o Verdão disputando apenas em 2021.
A Supercopa foi disputada pela primeira vez em 1990, tendo o Grêmio campeão e depois em 1991, com o Corinthians saindo vitorioso. Depois, só voltou a ser disputado em 2020, quando o Flamengo foi campeão. Em 2021, o Mengão levou o bicampeonato e em 2022, o título ficou com o Atlético-MG.
Palmeiras e Flamengo se enfrentam hoje (28), às 16h30, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. Quem vencer por qualquer placar, fica com o título. Em caso de qualquer empate, a decisão será nos pênaltis.

