Mesmo estando de férias de suas atividades na televisão e na rádio, o ex-jogador Neto utilizou as redes sociais para detonar a CBF em função do processo utilizado pela entidade para a definição do classificado à Copa do Brasil entre Criciúma e Guarani. Após os times ficarem empatados no ranking da entidade, foi realizado um sorteio na “bolinha” na última segunda-feira (16) e o Bugre acabou perdendo o direito de disputar a competição.
Ídolo do time campineiro, Neto classificou a situação como uma falta de respeito e uma “piada de mau gosto” por parte da entidade.
“A CBF deixar o Guarani fora da Copa do Brasil por causa de sorteio é simplesmente um absurdo e total falta de respeito! Isso, óbvio, sempre para atender a interesses da dirigentes da entidade. Piada de mau gosto!”, desabafou Neto.
O sorteio na última segunda-feira (16) para definir quem se classificava para a Copa do Brasil contou com dirigentes das duas equipes, além dos mandatários das duas entidades estaduais, Federação Catarinense de Futebol e Federação Paulista de Futebol. A definição teve transmissão da CBF TV.
A disputa aconteceu porque os clubes terminaram empatados na briga pela décima vaga via Ranking Nacional de Clubes (RNC). Ambos disputaram a Série B 2022. O Bugre terminou na décima posição. Ao passo que o Tigre ficou na oitava colocação. Por conta disso, as equipes estão empatadas na 33ª posição, com 4.128 pontos.
A CBF deixar o @guaranifc fora da Copa do Brasil por causa de sorteio é simplesmente um absurdo e total falta de respeito! Isso, óbvio, sempre para atender a interesses da dirigentes da entidade. Piada de mau gosto!
— Craque Neto 10 (@10neto) January 18, 2023
Em posicionamento, o presidente do Guarani, Ricardo Moisés promete recorrer junto ao Tribunal de Justiça Desportiva de São Paulo (TDJ-SP). O Bugre argumenta que a FPF se equivocou na indicação do Botafogo-SP, campeão do interior, a uma das vagas, espaço esteve que deveria ser garantido ao time alviverde via Campeonato Paulista na Copa do Brasil.
“A Federação Paulista de Futebol se equivocou na indicação do Botafogo-SP. É um equívoco que precisa ser corrigido. Não é algo que foi premeditado, mas nós estamos trabalhando para que isso seja revertido e o Guarani jogue a Copa do Brasil. O nosso argumento tem fundamento tanto no regulamento de competições da CBF, quanto no regulamento do próprio Campeonato Paulista. O Torneio do Interior prevê vaga somente para o campeão. O Ituano foi o campeão, mas como conseguiu lugar na Copa do Brasil pela colocação no Paulista, a vaga deveria ter sido encaminhada para o melhor colocado no estadual depois do Ituano, que é no caso foi o Guarani. E não ao vice-campeão do interior”, afirmou o mandatário bugrino.

