Home Futebol Quatro técnicos são banidos do futebol norte-americano após assédios e abusos contra jogadoras

Quatro técnicos são banidos do futebol norte-americano após assédios e abusos contra jogadoras

Acusados não poderão atuar na liga feminina dos Estados Unidos e outras duas pessoas foram punidas por dois anos

Por Dener Gomes em 10/01/2023 12:11 - Atualizado há 3 anos

Christy Holly - Tim Nwachukwu/Getty Images

Um caso de assédio sexual abalou o futebol feminino dos Estados Unidos e causou muitas punições. Após uma grande investigação, onze pessoas foram citadas e quatro delas banidas da Liga Norte-Americana de Futebol Feminino (NWSL).

Paul Riley, Christy Holly, Rory James e Richie Bruke não poderão mais trabalhar em nenhum time da liga pelo resto da vida. Além disso, as pessoas são acusadas da autoria de comentários sexistas e racistas.

Outras sete pessoas também foram punidas. Craig Harrington, ex-assistente técnico dos Chicago Red Stars, e Alise Lahua, dirigente do Gotham FC, foram suspensos por 2 anos. Outras quatro pessoas terão de reconhecer as irregularidades e se comprometer a não repetir essas falhas.

Clubes também punidos

Além das punições pessoais, o Chicago Red Stars e os Portland Thorns terão de pagar multas de 1,5 milhões de dólares (cerca de R$ 8 milhões). A investigação durou 14 meses e levou em conta diversas reclamações de jogadoras.

“Continuará a priorizar a implementação e melhoria de políticas, programas e sistemas que priorizam a saúde e a segurança das jogadoras”, afirmou a comissária da NWSL, Jessica Blake, em entrevista coletiva.

Exit mobile version