Home Futebol Há 6 anos, Raphael Veiga marcava seu primeiro gol pelo Palmeiras; relembre a partida

Há 6 anos, Raphael Veiga marcava seu primeiro gol pelo Palmeiras; relembre a partida

Veiga marcou seu primeiro gol pelo verdão em “jogo da amizade” contra a Chapecoense, a partida terminou empatada

Alan Vasconcelos
22 anos, graduando em jornalismo pela Universidade Salvador. Apaixonado por futebol desde criança, vejo o esporte como uma válvula de escape.

Há exatos seis anos, no dia 21 de janeiro de 2017, Chapecoense e Palmeiras entraram em campo, na Arena Condá, para realizar a primeira partida do clube catarinense após a tragédia que tirou a vida de 71 pessoas, em novembro do ano anterior. Na ocasião, Raphael Veiga fez seu primeiro gol com a camisa do Palmeiras.

PUBLICIDADE

Chamado por público e imprensa de “jogo da amizade”, a partida inaugurou a temporada 2017 em solo brasileiro. O confronto foi, também, o último jogo da Chape em 2016, dias antes do time embarcar rumo a final da Copa Sul-Americana.

Lotada, a Arena Condá estava ocupada por torcedores locais, palestrinos e admiradores do futebol. A renda da partida foi inteiramente doada para as famílias das vítimas do acidente.

PUBLICIDADE

Momentos antes do pontapé inicial, Neto, Alan Ruschel e Jackson Follmann, sobreviventes do desastre, entraram em campo para receber as honrarias de campeões continentais. Emocionado e encoberto pelos aplausos do público, Follmann ergueu o troféu da competição. Familiares dos atletas e membros da comissão técnica que faleceram também receberam suas medalhas.

O jogo e o gol do Raphael Veiga

O Palmeiras abriu o placar da partida aos 11 minutos do primeiro tempo, quando Egídio cruzou e Raphael Veiga, que apesar de estar sem equilíbrio, colocou a bola para o fundo da rede. Este foi o primeiro dos 65 gols que o meio-campista iria marcar com a camisa alviverde.

No entanto, a Chape guerreira não parou de lutar e empatou a partida minutos depois, aos 14 do primeiro tempo, em chute oportunista do zagueiro Douglas Grolli, na pequena área. Não poderia existir outro personagem melhor para essa história que ele: catarinense, Grolli nasceu em São Miguel do Oeste, a 98 km de Chapecó. Formado na base da Chape, o atleta retornou ao clube para marcar o primeiro gol da “nova chape”. Histórico.

O amistoso seguiu empatado até o primeiro minuto do segundo tempo, quando Amaral, de ombro, vira a partida para o verdão do oeste. O camisa 5 foi um dos jogadores cedidos pelo Palmeiras para a reconstrução do time catarinense.

PUBLICIDADE

O jogo parou aos 71 munutos (26 do segundo tempo) para mais uma homenagem às vítimas do acidente aéreo. Todos no estádio aplaudiram os que se foram.

Retomada a partida, aos 31 da etapa final, em linda jogada, Vitinho limpou dois jogadores da Chape e chutou com efeito, de fora da área, para empatar a partida para o Palmeiras. O juiz decidiu encerrar a partida aos 50 minutos da segunda etapa, a torcida, claro, aplaudiu o espetáculo.

Relembre aos gols da partida