Não bastassem as injúrias racistas feitas anteriormente por torcedores do Atlético de Madrid a Vinícius Jínior, nesta quinta-feira (26) torcedores colchoneros enforcaram um boneco que representava o atacante do Real Madrid. O caso antecede o clássico madrileno pela Copa do Rei.
De acordo com o Marca, os principais suspeitos são os membros da torcida Frente Atlético. A inaceitável atitude foi acompanhada por uma faixa com os dizeres: “Madrid odeia o Real”, lema utilizado por esse grupo de torcedores.
Real Madrid, Atlético e La Liga emitiram comunicados onde se pronunciam sobre essa atrocidade.
Comunicado do Real Madrid
Em nota oficial, o Real Madrid agracece o apoio e as manifestações carinhosas que recebeu após o caso. O clube caracterizou o ocorrido como um “infeliz e repugnante ato de racismo, xenofobia e ódio”.
Os blancos, como já era esperado, condenaram o ato, que de acordo com eles, não representam os valores futebolísticos. “Manifestamos nossa mais firme condenação diante de fatos que atentam contra os direitos fundamentais e a dignidade das pessoas, e que nada têm a ver com os valores que representam o futebol e o esporte”, ratificou.
Comunicado do Atlético de Madrid
Em nota divulgada em seu site oficial, o clube lamentou o ocorrido e reforçou que o respeito deve existir independentemente da rivalidade entre as equipes. “A rivalidade entre os dois clubes é máxima, mas o respeito também. Nenhum indivíduo, quaisquer que sejam suas intenções ou cores, pode manchar a coexistência entre diferentes paixões. É responsabilidade de todos evitá-lo”, comunicou o clube espanhol.
O Atleti também informou desconhecer os autores do ato que caracterizou como desprezível, mas que deseja que as autoridades sejam capazes de esclarecer o ocorrido. Além disso, o clube também espera que a justiça espanhola ajude no banimento desses comportamentos.
Comunicado da La Liga
Em sua conta corporativa no Twitter (que possui menos de 1500 seguidores, enquanto a comum tem mais de 11 milhões), a La Liga emitiu um curto comunicado a respeito do acontecimento. “Condenamos veementemente os atos de ódio contra Vinícius Jr. Intolerância e violência não cabem no futebol”.
A corporação afirmou que irá trabalhar em investigações para encontrar e condenar os responsáveis pela lamentável atitude.

