Home Futebol Revista aponta técnico brasileiro entre os melhores de todos os tempos

Revista aponta técnico brasileiro entre os melhores de todos os tempos

Treinador foi apontado como o 27º melhor na função em toda a história do esporte bretão; outros três brasileiros foram citados

Cido Vieira
Cido Vieira é um jornalista graduado no Centro Universitário Uninter que trabalha como redator no Torcedores.com desde 2017, com cobertura focada em futebol brasileiro e mídia esportiva. Acumula dentro de sua trajetória na profissão experiência na área radiofônica, sendo setorista de clubes pernambucanos, cobrindo Brasileirão e Copa do Nordeste.

Conhecida mundialmente e conceituada no segmento de futebol, a revista inglesa “FourFourTwo” elencou um ranking com os 100 melhores treinadores de todos os tempos, um técnico brasileiro figura na lista. Trata-se de Mário Jorge Lobo Zagallo, profissional que foi campeão do mundo com a seleção brasileira como jogador e na função à beira do gramado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O representante nacional foi o 27º colocado no top-10. A liderança da lista ficou com Alex Ferguson que entre 1986 e 2013 comandou a equipe do Manchester United, tendo faturado 38 títulos. Uma curiosidade é que entre os cinco primeiros, a revista escolheu somente europeus. Além do escocês, os holandeses Rinus Michels e Johan Cruyff, em segundo e terceiro, o escocês Bill Shankly, em quarto, e o espanhol Pep Guardiola, em quinto, ocupam os primeiros postos.

O técnico sul-americano mais bem posicionado é Helenio Herrera, oitavo colocado. Natural de Buenos Aires, o profissional construiu sua carreira como jogador e treinador no Velho Continente, tendo se destacado por seus trabalhos no Atlético de Madrid, Barcelona, e Inter de Milão, onde acumulou maior destaque.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Além de Zagallo, outros três brasileiros foram citados na lista. O primeiro deles foi Luiz Felipe Scolari, pentacampeão do mundo com o Brasil em 2002, tendo ficado no 39º posto. Telê Santana vem na sequência com a 44ª colocação, e Carlos Alberto Parreira, tetracampeão em 1994, fechou no 55º lugar.

Segundo a “FourFourTwo”, o grande trabalho de Zagallo como treinador foi comandar o “melhor time de todos os tempos” – a seleção brasileira de 1970, que foi tricampeã do mundo. Em 1994, Zagallo retornou à seleção, na função de coordenador técnico, voltando a ser campeão. Posteriormente, como treinador, ele faturou a Copa das Confederações e Copa América, ambas em 1997. No ano seguinte, ele conquistou o vice-campeonato na França, perdendo a decisão para os anfitriões.

Better Collective