Home Futebol Saiba mais sobre Ancheta, ídolo do Grêmio que entregou camisa a Luis Suárez

Saiba mais sobre Ancheta, ídolo do Grêmio que entregou camisa a Luis Suárez

Ex-zagueiro uruguaio participou da apresentação do maior reforço gremista dos últimos anos

Rafael Alaby
Rafael Alaby é jornalista diplomado pela FIAM (Faculdades Integradas Alcântara Machado), com passagens pela Chefia de Reportagem de Esportes, da TV Bandeirantes, em São Paulo e site KiGOL. Pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte (FMU)

Principal contratação do futebol brasileiro para a temporada 2023, o atacante uruguaio Luis Suárez foi apresentado na noite desta quarta-feira, como novo reforço do Grêmio. Milhares de torcedores tricolores lotaram a Arena para acompanhar o fato histórico.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Ídolo gremista, o ex-zagueiro Atilio Ancheta foi o responsável por entregar a camisa ao compatriota no centro do gramado da Arena do Grêmio.

Quem foi Atilio Ancheta?

O zagueiro defendeu o Tricolor entre 1972 e 1980, fazendo parte dos títulos do Campeonato Gaúcho (1977 e 1979). Fez história na seleção uruguaia, sendo eleito o melhor da posição na Copa do Mundo de 1970. Pelo Tricolor, o defensor foi eleito o melhor zagueiro em atividade na temporada 73.

Antes de escrever seu nome na história gremista, Ancheta atuou pelo Nacional-URU onde foi campeão uruguaio em três oportunidades.

Curiosidade: o ex-zagueiro, hoje aos 74 anos, faz trabalhos como cantor de bolero. Em 2022, ele foi semifinalista do reality show musical “The Voice Mais”, da Rede Globo. Em vídeo de apresentação, ele contou um pouco sobre sua história no futebol.

PUBLICIDADE

“Meus irmãos todos jogavam, eu era o menor, então comecei a jogar futebol também. Quando eu tinha 19 anos eu já estava sendo titular e jogando contra Pelé e Eusébio”, contou relembrando a Copa do Mundo de 1970.

PUBLICIDADE

“Não criamos uma amizade (eu e Pelé), mas um respeito. Nos falávamos sempre que nos víamos, antes e após aos jogos. Em 1970, depois do Mundial, fui contratado pelo Grêmio, onde fiquei por 10 anos”, relembrou.

Assista à festa da torcida gremista durante a apresentação de Luis Suárez

Better Collective