Home Mercado da Bola São Paulo protesta na CBF contra limite de estrangeiros em jogos

São Paulo protesta na CBF contra limite de estrangeiros em jogos

Tricolor paulista pede para entidade máxima do futebol nacional rever regras

Matheus Miranda
Jornalista, carioca, formado em 2007 pela Universidade Estácio de Sá, do Rio de Janeiro. Possui passagens pela Record TV do Rio, Jornal do Commercio (RJ), jornal O Dia, Lance - Diário dos Esportes e durante sete anos manteve no ar o blog Super GP, totalmente dedicado ao automobilismo em geral.

O São Paulo abriu um protesto junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) por conta do limite de jogadores estrangeiros em jogos. Isso porque o Tricolor Paulista, devido a uma legislação esportiva, é obrigado a deixar de fora cinco de seus oito jogadores estrangeiros.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Segundo informações da ESPN, o clube paulista enviou um ofício à CBF para que reveja a questão. E apresentou uma série de argumentos: um deles é a de que a presença de mais estrangeiros em campo poderia ajudar a valorizar o futebol nacional. Principalmente levando em conta o mercado da América Latina, que poderia ser atraído para o Brasil.

Além disso, o tricolor alega que, desta forma, podem vir novos patrocínios e, por consequência, um aumento das receitas se o interesse no futebol brasileiro aumentar lá fora, conforme prevê o São Paulo. Atualmente, as principais ligas do mundo, como a inglesa e a espanhola, não têm limite de presenças de estrangeiros. E atualmente, o Real Madrid, entrou pela primeira vez em campo sem nenhum jogador espanhol no time titular.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

São Paulo tem dificuldades com elenco

Mas a bem da verdade, de acordo com matéria do portal UOL, o tricolor paulista passa por dificuldades financeiras. E daí precisa lançar mão na contratação de estrangeiros. Isso porque jogadores brasileiros são considerados mais caros do que os atletas de nível semelhante vindo de fora.

Assim, a diretoria precisa recorrer a atletas da Argentina e do Uruguai, por exemplo, para montar seu plantel. Por conta das dificuldades financeiras, o São Paulo fica sem poder contratar um grande nome nacional para reforçar a equipe.

Mas a tendência é que é técnico Rogério Ceni tenha de se virar. É pouco provável que o pedido do São Paulo seja analisado a curto prazo. Isso porque o Campeonato Paulista já teve início. Mas as competições nacionais começam em fevereiro (Copa do Brasil) e abril (Campeonato Brasileiro). O que pode dar um ar de esperança ao tricolor.

PUBLICIDADE
Better Collective