Home Futebol Barcelona: eliminação na Europa League deve agravar crise financeira

Barcelona: eliminação na Europa League deve agravar crise financeira

Barça foi eliminado antes das oitavas de final da competição e deve receber muito menos do que o planejado anteriormente; entenda

William Nunes
Formado em produção audiovisual pela PUCRS, cineasta, redator e escritor, roteirista e Youtuber.

No início dessa temporada, o Barcelona teve que usar algumas estratégias econômicas, apelidadas de “alavancas financeiras” para permitir ao clube fazer contratações e manter em seu plantel alguns dos principais jogadores do clube. Esse é o motivo pelo qual os Catalães conseguiram trazer grandes nomes, como Lewandowski e Raphinha.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Um dos objetivo ao fazer isso era ter um bom desempenho nas competições europeias, de forma a receber premiações e dinheiro e ajudar a aliviar a situação delicada pela qual o clube está passando. Porém, a eliminação para o Manchester United, nessa quinta-feira, enterrou esse “sonho” dos Catalães.

Com isso, a situação do clube voltar a ser complicada. O jornal espanhol Marca afirma que o time provavelmente terá que abrir mãos de alguns atletas na próxima janela de transferências, para economizar com a folha salarial, que está acima da capacidade financeira do Barcelona. Além disso, não deve ir atrás de grandes contratações, ao contrário do que aconteceu nessa temporada.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Barcelona está abaixo da meta de arrecadação com receitas

Segundo o jornal espanhol AS, o objetivo do Barcelona era receber cerca de 20 milhões de euros com a participação nas competições europeias. Para isso, seria necessário chegar até as quartas de final da Champions League, no mínimo.

Nem vencer a Europa League seria o suficiente, já que isso traria somente 14,4 milhões de euros para os cofres do Barça. Contudo, cair antes das oitavas de final da competição é simplesmente “trágico” para o planejamento. Lembrando que o clube tem uma dívida líquida de 608 milhões de euros, o que ameaça “apertar” os cofres Catalães cada vez mais.

Aliviar essa questão financeira se tornou uma das metas de Laporte na presidência do clube. Ele terá que administrar com cuidado a situação para manter o time forte esportivamente e sustentável.

PUBLICIDADE
Better Collective