Home Mercado da Bola Cerro Porteño “esquece” ex-técnico de Botafogo e Vasco e acerta com argentino para o lugar de Arce

Cerro Porteño “esquece” ex-técnico de Botafogo e Vasco e acerta com argentino para o lugar de Arce

Facundo Sava comandou o Patronato, da Argentina. “Plano B” do clube paraguaio era o brasileiro Alberto Valentim

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

Antes de mais nada, o Cerro Porteño priorizou a contratação de um técnico estrangeiro para o lugar de Francisco Arce. O ex-treinador e sua comissão técnica deixaram o clube após rescisão de contrato amigável com a diretoria nesta sexta-feira (10).

PUBLICIDADE

O Torcedores.com apurou que Facundo Sava, de 48 anos, acertou contrato até o dia 31 de dezembro de 2023. O acordo prevê a extensão do vínculo por mais uma temporada se o ex-técnico do Patronato, da Argentina, cumprir metas pré-estabecidas entre as partes.

Apesar do rápido acerto com o treinador argentino, Juan José Zapag, presidente do Cerro Porteño, avaliou outros nomes que foram oferecidos por empresários, intermediários e representantes em atividade no mercado da bola.

PUBLICIDADE

Trabalhos recentes de Facundo Sava

Patronato: 42 J/ 17 V/ 10 E/ 15 D/ 48,41%

Quilmes: 69 J/ 36 V/ 19 E/ 14 D/ 62,25%

Gimnasia: 12 J/ 2 V/ 3 E/ 7 D/ 25%

Entre os estrangeiros sugeridos, o nome de Alberto Valentim, que já dirigiu Botafogo e Vasco, foi discutido internamente. O treinador agradou ao dirigente paraguaio. Entretanto, ele não conseguiu superar o favoritismo de Facundo Sava.

PUBLICIDADE

Ainda segundo apurou a reportagem, Juan José Zapag descartou a contratação de Alberto Valentim por questões econômicas. Pesou contra ele a pedida salarial e o desejo de levar os quatro profissionais que integram sua comissão técnica.

Trabalhos recentes de Alberto Valentim

CSA: 10 J/ 1 V/ 6 E/ 5 D/ 23,33% AP

Athletico Paranaense: 29 J/ 8 V/ 8 E/ 13 D/ 38%

Cuiabá: 10 J/ 7 V/ 3 E/ 0 D/ 6 GP/ 80%

PUBLICIDADE

Aos 47 anos, Alberto Valentim, atualmente, está desempregado. Foi técnico do CSA no dia 8 de agosto de 2022 e deixou o cargo devido aos maus resultados do time na Série B do Campeonato Brasileiro.

Anteriormente, ele comandou o Athletico Paranaense, Cuiabá, Botafogo, Avaí, Vasco, Palmeiras e Red Bull Brasil. Sua única experiência no exterior foi em 2018, quando comandou o Pyramidis FC, do Egito.

Ao longo da carreira, Alberto Valentim faturou três taças: a Copa Sul-Americana de 2021 pelo Athletico Paranaense, o Campeonato Mato-Grossense de 2021 pelo Cuiabá e o Campeonato Carioca de  2018 pelo Botafogo.