Home Futebol Clubes da Série A se reúnem e fazem pedido de mudança na CBF

Clubes da Série A se reúnem e fazem pedido de mudança na CBF

Corinthians, São Paulo e Flamengo são alguns dos clubes da Série A que encabeçam o pedido em reunião com a confederação 

Rafael Alves
Jornalista formado em 2022 pela Universidade Cruzeiro do Sul. Produtor de conteúdo para internet desde 2017, iniciou no Torcedores em 2018 e cobriu uma Copa do Mundo e uma Olimpíadas. Atua também nas áreas de Fórmula 1 e Valorant.

Uma reunião na CBF na próxima semana pode aumentar o limite de atletas estrangeiros em jogos do futebol brasileiro. Atualmente os clubes podem contar com até cinco atletas nascidos em outro país para as partidas nacionais.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

De acordo com o portal GE.com, Athletico Paranaense, Corinthians, Flamengo, Grêmio, Santos e São Paulo estão encabeçando o pedido junto à Confederação Brasileira de Futebol. O novo pedido é de até sete atletas não-brasileiros relacionados.

Vale destacar que os principais clubes da Série A não passaram de 5 jogadores estrangeiros no elenco na temporada passada. Já em 2023, os números aumentaram e surgiu a necessidade de mudança da regra na CBF.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Como é o limite na América do Sul

Segundo o GE.com, o Equador é o país que mais aceita estrangeiros relacionados em campo na América do Sul. A mudança, que ocorreu após votação no fim do ano passado, aumentou de seis para oito atletas.

No futebol argentino, o limite se mantém em seis atletas disponíveis, mas, assim como nas competições da CBF, apenas cinco podem ser relacionados em cada partida. 

Clubes da Série A com mais estrangeiros

O Tricolor Paulista tem oito estrangeiros e tornou pública a insatisfação, assim como o Santos, que teve a proposta ignorada pela última gestão da confederação. Athletico (7), Corinthians e Grêmio (6) também são times com alto número de gringos no elenco.

PUBLICIDADE

Do outro lado, o atual campeão da Série B, Cruzeiro, é o único clube com todos os jogadores brasileiros no elenco. Entretanto, o técnico é o uruguaio Paulo Pezzolano.

PUBLICIDADE

Em 2022, o Brasileirão Série A bateu o recorde de atletas estrangeiros. De acordo com Rodolfo Rodrigues, do UOL Esporte, mais de 82 gringos entraram em campo em pelo menos uma partida na temporada passada. O número superou os 77 de 2020 e 74, de 2021 – evidenciando o crescimento do número nos últimos anos.

Better Collective