Corinthians faz contato por Andrey, do Chelsea, mas causa desconforto nos bastidores
Embora confiante na liberação de Andrey Santos, o Chelsea também já estuda outras possibilidades para o jogador
Rafael Ribeiro / CBF
O Corinthians está de olho na situação do volante Andrey Santos, recém-contratado pelo Chelsea. O jogador de 18 anos ainda não atingiu a pontuação para obter a “work permit” (licença de trabalho) para jogar na Inglaterra. Nesse ínterim, os Blues cogitam a possibilidade de ceder o atleta por empréstimo para um clube brasileiro que irá disputar a Libertadores.
De acordo com informações do jornalista Bruno de Andrade, do UOL Esporte, o primeiro contato do Corinthians por Andrey Santos causou desconforto. Segundo a publicação, o incômodo foi causado pela maneira como o clube de Itaquera tentou abrir conversas: falando diretamente com o jogador. Nos bastidores, a postura dos dirigentes corintianos não agradou.
Entretanto, o jornalista destaca também que mesmo diante do desconforto causado, o Corinthians não pode ser dado como descartado. Vale reforçar que é o próprio jogador que decidirá seu futuro caso seja necessário.
Um fator que pode ser positivo para qualquer futura negociação é a boa relação da diretoria do Corinthians com Giuliano Bertolucci. O empresário é responsável pela carreira de Andrey Santos.
Ainda de acordo com o UOL Esporte, o Chelsea ainda acredita que Andrey conseguirá obter a “work permit” com a disputa do Sul-Americano Sub-20. Contudo, se não for possível, Palmeiras e Internacional têm a preferência em um eventual empréstimo.
Entenda a “work permit”:
A ‘work permit’ nada mais é que a licença de trabalho que todo estrangeiro precisa receber das autoridades locais para trabalhar no Reino Unido. Para jogadores de futebol, por exemplo, a FA (Federação Inglesa) conta com um sistema de pontuação. Os atletas estrangeiros precisam acumular 15 pontos para serem liberados. Essa pontuação leva em consideração o desempenho do atleta nos últimos 12 meses.
O desempenho leva em consideração quesitos como número de jogos pela seleção; minutos jogados em competições nacionais e internacionais; e em qual nível está a liga do ex-time do jogador. Nesse último quesito, por exemplo, a Série B, onde Andrey atuou em 2022, está no sexto e último nível.
Números de Andrey:
Andrey Santos estreou no profissional do Vasco em 2021. Nesse ínterim, o volante disputou 38 jogos com a camisa do time de São Januário. Na temporada, passada o jogador disputou 36 partidas e anotou oito gols. Ademais, foi peça fundamental na conquista do acesso à elite nacional.
Por fim, na disputa do Sul-Americano sub-20, Andrey disputou sete jogos, e já balançou as redes em cinco oportunidades.
🎥 Andrey Santos – Chelsea’s new Brazilian midfielder. Not just a defensive midfielder pic.twitter.com/XN9x5q4CPl
— TheSecretScout (@TheSecretScout_) January 7, 2023

