No próximo sábado (04), o Palmeiras enfrentará o Santos no Morumbi na sexta rodada do Campeonato Paulista. Ambos clubes, são conhecidos pelos seus trabalhos nas categorias de base e por produzirem grandes nomes. Porém, atualmente, os times se encontram em situações opostas, confira detalhes.
Times com boa formação de base
O Palmeiras conquistou duas vezes seguidas o campeonato da Copinha, o mais prestigioso troféu das categorias de base. Entretanto, também foi campeão brasileiro e paulista no sub-17 e sub-20. Assim, Abel Ferreira optou por uma abordagem de reforços caseiros para levar o talento das Crias da Academia para o profissional.
Por sua vez, o Santos também sempre se destacou por revelar grandes nomes, de Pelé a Robinho, Gabigol e Neymar, o Peixe sempre teve os olhos apontados para os Meninos da Vila. Como é de costume, o clube conta com bons nomes, porém são utilizados no elenco principal como necessidade básica para garantir resultados.
Na primeira grande geração vitoriosa da base do Verdão surgiram nomes como Danilo, Patrick de Paula, Gabriel Veron, Wesley e Gabriel Menino. Todos praticamente comercializados após bons resultados, menos o volane que foi decisivo na taça da Supercopa. Esse crescimento promoveu uma nova leva com nomes como Endrick, Giovani, Jhon Jhon, Garcia, Vanderlan, Naves e Fabinho, todos partes do grupo principal.
Já o Santos, recentemente, se viu no meio de arrecadação reduzida, crise financeira e punições administrativas. Assim, alguns dos Meninos da Vila foram utilizados para trazer movimentação para o clube como Marcos Leonardo e Ângelo. Por outro lado, nomes como Kayky foram comercializados sem estrear no time titular como forma de obter renda.
Futuro dos times
Com abordagens diferentes, o Palmeiras procura mais títulos e mais oportunidades para as categorias de base. E o Peise procura resgatar o seu elenco, buscar resultados e lutar pela sobrevivência na elite do futebol brasileiro.

