Home Futebol Ex-técnico do Palmeiras tem conversas avançadas para treinar a seleção do Equador

Ex-técnico do Palmeiras tem conversas avançadas para treinar a seleção do Equador

Ricardo Gareca está livre no mercado da bola desde que deixou o comando da seleção peruana em novembro de 2022

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

Alguns meses após Gustavo Alfaro anunciar sua saída, a Federação Equatoriana de Futebol está muito perto de fechar a contratação de mais um técnico argentino valorizado na América do Sul. Trata-se de Ricardo Gareca, que comandou recentemente a seleção peruana.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O Torcedores.com apurou que as negociações entre o presidente FEF, Francisco Eggas, e o treinador argentino estão avançadas e que o único entrave para o acerto, no momento, seria o interesse do Vélez Sarsfield.

O clube argentino deseja o retorno de Ricardo Gareca. Isso porque, Alexander Medina não emplacou Vélez Sarasfield. O uruguaio já disse que deve deixar a equipe de Buenos Aires caso não receba reforços na sequência da temporada.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Títulos na carreira

Copa Conmebol: 1999

Campeonato Peruano: 2008

Campeonato Argentino da Série A: 2009, 2011 e 2013

PUBLICIDADE

Campeonato Argentino da Série B: 1998

PUBLICIDADE

Ricardo Gareca tem 65 anos de idade tem grande experiência internacional. Além da seleção peruana, ele trabalhou em clubes do Brasil, Peru e Colômbia. O técnico soma passagens por Palmeiras, Universitário, Santa Fe e América de Cali.

Ainda segundo apurou a reportagem, Ricardo Gareca tem um acerto verbal para comandar a seleção equatoriana O salário da comissão técnica será de US$ 4 milhões (R$ 20,6 milhões, pela cotação atual) por temporada. O valor é considerado alto para o Vélez Sarsfield.

Números pela seleção peruana

Jogos: 96

Vitórias: 39

PUBLICIDADE

Empates: 23

Derrotas: 34

Aproveitamento: 40,63%

O Vélez Sarsfield que quase o contratou para lugar de Maurício Pellegrino em 2022, certamente teria interesse em seus serviços agora para substituir Alexander Medina, que pode deixar o cargo antes do fim da temporada.

PUBLICIDADE

Na Argentina, Ricardo Gareca comandou sete equipes. Ele iniciou a carreira no San Martín de Tucumán em 1995. Porém, o seu trabalho mais longevo do treinador foi à frente do Vélez Sarsfield de 2009 a 2014.

Ricardo Gareca comandou o Palmeiras em 2014 com aproveitamento de 33%, sendo demitido do clube a diretoria alviverde alegava “resultados insustentáveis” depois de suas 13 partidas (4 vitórias, 1 empate e 8 derrotas).

Better Collective