Home Fitness Exercícios anaeróbicos: quais são os benefícios que eles geram para sua saúde?

Exercícios anaeróbicos: quais são os benefícios que eles geram para sua saúde?

Conheça as diferenças entre entre exercícios anaeróbicos e aeróbicos; descubra quais são os benefícios de atividades baseadas em alta intensidade

Redação Torcedores
Textos publicados pela Redação do Torcedores.com. Contato: [email protected]

Exercícios anaeróbicos são aqueles praticados em alta intensidade e em pequenos intervalos de tempo. Pode ser levantamento de peso, um circuito de exercícios, Pilates, yoga e outras formas de exercícios que utilizam força em pequenos intervalos.

PUBLICIDADE

Os benefícios para a saúde gerados por esse tipo de exercício são muitos. Por exemplo, eles podem ajudar a melhorar a resistência cardiovascular, ajudar a ganhar massa muscular e a perder peso. Uma boa dica é criar uma rotina de treinos que misture exercícios aeróbicos (corrida, caminhada, pedalada, dança etc) e exercícios anaeróbicos.

Literalmente, exercício anaeróbico significa “sem oxigênio”, enquanto o aeróbico significa “com oxigênio”. Portanto, os exercícios anaeróbicos são geralmente rápidos, muito intensos que não requerem a mesma quantidade de oxigênio que, por exemplo, uma corrida de 40 minutos ou uma longa caminhada em ritmo acelerado exigem.

PUBLICIDADE

Por não utilizarem oxigênio da mesma forma que os aeróbicos, os exercícios anaeróbicos ajudam quebrar a glicose presente em nossos músculos ao transformá-la em energia — os aeróbicos, por sua vez, utilizam a energia armazenada em nosso corpo a partir de carboidratos, proteínas, gorduras e do oxigênio que respiramos quando praticamos tais atividades.

Tipos Os exercícios anaeróbicos costumam levar entre 10 a 15 segundos e são feitos em séries. Entre os tipos de exercícios anaeróbicos alguns exemplos são:

Calistenia (agachamentos com saltos e pliometria, por exemplo)

Treinamento de força e levantamentos de peso

PUBLICIDADE

Treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT, na sigla em inglês)

Veja algumas dicas para antes de começar a fazer seus exercícios:

  • Faça, pelo menos, cinco minutos de aquecimento;
  • Faça três séries de oito a quinze repetições para cada exercício;
  • Faça rotinas com séries de oito a dez tipos de exercícios;
  • Lembre-se sempre que fazer corretamente o movimento é mais importante do que a velocidade, tente aumentar a velocidade sem deixar de efetuar o movimento corretamente;
  • Misture diferentes tipos de exercícios em suas séries para desafiar se corpo.