Home Automobilismo F1: Ecclestone diz que subornou um massagista para Piquet ser campeão

F1: Ecclestone diz que subornou um massagista para Piquet ser campeão

Em série documental, ex-mandatário da Fórmula 1 fez revelação importante, confira

Nayla Lima
Apaixonada pelo mundo da comunicação e dos esportes, sou colaboradora do Torcedores por ser o melhor lugar para unir ambas paixões. Universitária, redatora há mais de 5 anos, mãe do Pietro e torcedora nas horas vagas. @nayla_mayara

A Fórmula 1 é um esporte que envolve muitos fatores para se tornar um campeão. Porém, não é segredo para ninguém que eventualmente alguns incidentes fora da esportividade aconteceram durante os bastidores. Assim, durante uma série documental, Bernie Ecclestone, ex-mandatário da F1, admitiu subornar massagista para favorecer Nelson Piquet enquanto disputava o título contra Carlos Reutemann, em 1981, confira.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Ecclestone tentou beneficiar Piquet

Durante uma série documental titulada Lucky! Que atualmente está disponível no Brasil através do streaming Star+, o ex-mandatário da Fórmula 1, Bernie Ecclestone, reconheceu que subornou massagistas para conseguir vantagens para Nelson Piquet durante 1981.

Vale a pena lembrar que, durante esta época, o piloto brasileiro disputava o título do Mundial dos Pilotos contra o argentino Carlos Reutemann da Williams. Por sua vez, Piquet pilotava pela Brabham e quando chegaram na etapa final da temporada separados apenas por 1 ponto com vantagem do argentino, a corrida final seria no GP do Caesars Palace de Las Vegas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Porém, durante este circuito, os pilotos costumavam sofrer bastante por conta das altas temperaturas da cidade, assim como o excesso de força G por um traçado anti-horário, uma questão que não era cotidiana naquela época. Logo, Ecclestone que naquela época era dono da Brabham admitiu que subornou um massagista para obter vantagens.

Naquela época, Bernie também era um diretor-executivo da Associação de Construtores da Fórmula 1, e foi responsável pela venda do primeiro lote de direitos de transmissão da categoria, impulsionando o crescimento mundial da modalidade. Em entrevista para a produção afirmou: “tinha muita força G pelo jeito que as curvas foram colocadas. E depois do primeiro dia de testes, ficou claro que os pilotos teriam dores no pescoço. Carlos conseguiu falar com um massagista nos boxes, eu fui ver esta pessoa e após uma discussão financeira, eles decidiram favorecer Nelson. Não sei se já contei a Carlos”.

Desfecho da corrida

Mesmo com Reutemann largando na pole, o piloto argentino encerraria a prova na oitava colocação, já Piquet encerraria em quinto, os pontos suficientes para levar um dos seus três títulos mundiais. Após a corrida, o brasileiro teve que ser carregado para fora do veículo após o desgaste, já o argentino teve que deixar a Fórmula 1 se distanciando da Williams pelo conflito político da Guerra das Malvinas.

PUBLICIDADE
Better Collective