A Fifa anunciou novidades para o Mundial de Clubes. Depois da realização do torneio de 2022 com atrasos, a entidade já confirmou a edição de 2023 e também revelou as mudanças que vão acontecer a partir de 2025.
O Mundial de Clubes de 2023 será realizado no mesmo formato e com sede na Arábia Saudita. O torneio vai ser jogado entre os dias 12 e 22 de dezembro e contará com o campeão da Libertadores e da Champions League da temporada, que entram diretamente nas semifinais.
As novidades serão apenas para o Mundial de Clubes de 2025. A Fifa confirmou que o torneio vai passar a ter 32 times e deve passar a ser realizado de quatro em quatro anos, porém esse fato ainda não foi confirmado pela entidade.
“Após a decisão tomada pelo Conselho da FIFA em dezembro de 2022 de expandir a Copa do Mundo de Clubes da FIFA™ de 24 para 32 times, com a primeira edição marcada para junho-julho de 2025, o Conselho aprovou por unanimidade a respectiva alocação de vagas”, informou a Fifa em nota.
As 32 vagas serão distribuídas da seguinte forma:
12 Uefa (Europa)
6 Conmebol (América do Sul)
4 Concacaf (América do Norte)
4 Ásia
4 África
1 Oceania
1 país-sede
A Fifa confirmou que a partir de 2025 o Mundial de Clubes terá novo formato.
— Matheus Leal (@matheusleal1) February 14, 2023
Serão 32 times e o torneio será realizado entre junho e julho. As vagas vão ser distribuídas da seguinte forma:
12 Uefa
6 Conmebol
4 Concacaf
4 Ásia
4 África
1 Oceania
1 país-sede pic.twitter.com/5p1DmDbq0B
Os critérios de divisão das vagas ainda não foram confirmados pela Fifa, mas a tendência é que quatro delas sejam ocupadas pelos campeões da Libertadores nos anos anteriores à realização do Mundial de Clubes. O formato de divisão não terá interferência da Fifa e deverá ser definido por cada Confederação. No caso da América do Sul, a decisão fica por conta da Conmebol.

