Jogando na altitude e debaixo de forte chuva, o Flamengo foi superado pelo Independiente del Valle no primeiro desafio da finalíssima na Recopa Sul-Americana. Jogando no Estádio Banco de Guayaquil, na noite da última terça-feira (21), o time da Gávea caiu por 1 a 0, e precisará reverter a desvantagem para faturar o primeiro título na temporada.
No jogo de volta, agendado para a próxima terça-feira (28), no Maracanã, os comandados de Vítor Pereira precisarão de uma vitória por um tento de diferença ao menos para forçar a prorrogação. O título de forma direta no tempo regulamentar só vem com um triunfo rubro-negro por dois ou mais tentos de frente. O Del Valle joga por qualquer empate.
Na coletiva pós-jogo, o treinador português mostrou confiança na remontada do Flamengo no jogo de volta, classificando o embate como “em aberto”.
“Não é fácil jogar aqui. A equipe adversária tem qualidade. Mas no primeiro tempo as melhores situações de gol foram nossas. Nós tivemos duas, três situações para fazer gol e acredito que se tivéssemos feito o gol teria sido uma vantagem importante para nós. Na segunda parte procuramos manter-nos equilibrados, reajustar, mas levamos com um gol de bola parada. Os jogadores que entraram, entraram bem. O Cebola ia fazer um gol… Mas a Recopa está em aberto. Estou convencido. Acredito sinceramente que em nossa casa vamos reverter o resultado”, afirmou o técnico do Flamengo.
FICHA TÉCNICA: INDEPENDIENTE DEL VALLE 1X0 FLAMENGO
Estádio: Banco Guayaquil, em Quito (EQU)
Data e hora: 21 de fevereiro de 2023, às 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Piero Maza (CHL)
Assistentes: José Retamal (CHL) e Claudio Urrutia (CHL)
Árbitro de vídeo: Juan Lara (CHL)
Renda/Público: ND.
Gol: Carabajal (1-0, 23’/2ºT)
Cartão amarelo: Moisés Ramírez, Faravelli, Kevin Rodríguez e Sornoz (IDV); Vidal, Pedro , Fabrício Bruno e David Luiz (FLA)
Cartão vermelho: Ortiz (IDV)
INDEPENDIENTE DEL VALLE (Técnico: Martín Anselmi)
Moisés Ramírez; Schunke, Carabajal, Agustín Garcia; Matías Fernández, Pellerano (Ortiz, 28’/2ºT), Faravelli, Sornoza (Previtalli, 47’/2ºT) e Caicedo (Minda, 39’/2ºT); Lautaro Díaz (Hoyos, 28’/2ºT) e Kevin Rodríguez (Alcívar, 39’/2ºT)
FLAMENGO (Técnico: Vítor Pereira)
Santos; Varela, Fabrício Bruno, David Luiz e Ayrton Lucas; Thiago Maia (Matheus Gonçalves, 40’/2ºT), Vidal, Everton Ribeiro (Everton Cebolinha, 32’/2ºT) e Arrascaeta; Gabi e Pedro (Erick Pulgar. 17’/2ºT).

